1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Junho

Prefeito busca liberação de área junto ao Estado

Adiló Didomenico reiterou pedido nesta quarta em audiência com a secretária estadual da Agricultura

Atualizada dia

Uma área da antiga Fepagro, em Fazenda Souza, foi a principal pauta da reunião do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e do secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, na Secretaria Estadual de Agricultura. Acompanhados do deputado estadual Neri, o Carteiro, eles foram recebidos pela secretária Silvana Covatti e pelo presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.

Desde o ano passado, o Executivo Municipal iniciou um processo solicitando que sete hectares da área sejam cedidos pelo Estado, em comodato, por um período de 120 meses. Embora a contrapartida do Município tenha sido cumprida, a cedência ainda não se concretizou. “Queremos resolver o assunto logo, porque temos o objetivo de realizar o Hortiserra do ano que vem já nessa área. E a preparação no solo demanda tempo”, explicou o prefeito. O secretário Rudimar Menegotto reforçou que, futuramente, a intenção é realizar outros projetos para a área, como um dia no campo e atividades da Escola Agrícola.

A secretária Silvana Covatti garantiu que agilizará os trâmites que faltam. O processo deverá ainda ser encaminhado à Secretaria do Planejamento do Estado. “Estou com vocês. Não podemos deixar uma área importante ociosa, que pode ser muito melhor aproveitada”, garantiu.

Demanda dos mercados

O prefeito também apresentou demanda recebida do Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul referente ao fracionamento de carnes nos açougues. A equipe da secretaria informou que o tema é tratado no âmbito pasta da Saúde, mas que auxiliará no encaminhamento.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens