1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Junho

Prefeitura economiza 42,1% em compra por meio de pregão eletrônico

Produtos adquiridos devem ser entregues até julho ao Município de Caxias do Sul

Atualizada dia

Nesta segunda-feira (31.05), foi realizado o pregão eletrônico nº 123/2021 para a aquisição de material de higiene e limpeza plea Prefeitura de Caxias do Sul. Foram 15 itens que receberam propostas de fornecedores de todo o Brasil, sendo que todos com valor abaixo do preço inicial sugerido, gerando economia superior a 40%. O prazo para manifestação de intenção de recurso transcorreu ainda na segunda-feira, sem que nenhuma licitante manifestasse tal intenção. Os próximos passos são a homologação, a celebração do contrato e o empenho. Estima-se que os produtos sejam entregues até julho.

O pregão foi realizado por meio do site www.comprasnet.gov.br, uma plataforma do governo federal. Entre as primeiras características percebidas estão a agilidade, a maior disponibilidade de fornecedores e a facilidade na consulta e atualização de documentos.

Há alguns anos, o Município já havia realizado pregões eletrônicos. Na época, foram registradas dificuldades em aspectos relacionados à qualidade dos produtos e prazos de entrega. Estudos indicam que a modalidade adotada neste momento traz mais segurança, considerando o avanço das plataformas e das próprias partes envolvidas. “As compras eletrônicas, inclusive as públicas, evoluíram muito, o que nos traz a tranquilidade de realizar os pregões eletrônicos. Esta era uma proposta de governo que exigiu algumas adaptações e hoje se torna realidade”, destaca a secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis.

Segundo o diretor administrativo-financeiro e de licitações, Leonardo Correa, o sistema reduz o tempo necessário e o número de servidores envolvidos nos pregões. No presencial são necessárias, no mínimo, três pessoas que, entre as atividades, conduziam o processo, recebiam as propostas, conferiam os documentos e redigiam as atas. No eletrônico, uma ou duas pessoas são suficientes para acompanhar o andamento e responder a possíveis dúvidas. Além disso, os prazos, como de recursos, que deveriam ficar abertos durante dias, podem ser encerrados em alguns minutos.

O primeiro pregão, programado para sexta-feira (28/05), previa a compra de gêneros alimentícios perecíveis (carne de gado e frango), mas não recebeu propostas. O certame será relançado. O próximo pregão está programado para a quarta-feira (02/06) para a compra de gêneros alimentícios pouco perecíveis. O site conta com campos para o cadastro de órgãos públicos e de fornecedores que podem participar de pregões em todo o Brasil.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol