A Secretaria Municipal da Habitação (SMH), através da Diretoria do Fundo da Casa Popular (FUNCAP) realizou, ainda em 2019, o seu recadastramento habitacional, fundamental para estimar o deficit habitacional do Município, bem como para tornar as famílias inscritas aptas a participarem dos processos de seleção, fossem projetos do Governo Federal ou do próprio Funcap. O cadastro também tinha por objetivo possibilitar o início de uma proposta na busca de recursos a fim de executar projetos para a construção de moradias populares.
O processo iniciou com a inscrição on-line, diretamente no site da Prefeitura, totalizando aproximadamente 5.600 inscritos. A finalização dos procedimentos de validação e classificação dos cadastros aconteceu individualmente, pois não foi possível realizar de modo automatizado, exigindo a mobilização dos servidores do FUNCAP, contando ainda com o apoio dos demais setores da SMH. O objetivo da força-tarefa implementada foi hierarquizar os inscritos, nos termos e critérios estabelecidos pela Lei Municipal nº 5.348/2.000.
“Concluído este processo com êxito, dentro do próximo semestre é compromisso assumido efetuar o chamamento de 150 classificados para que apresentem documentação comprobatória das informações prestadas quando efetuaram as inscrições, e assim estarem habilitados a financiarem seus imóveis”, explica o Secretário da Habitação, Carlos Giovani Fontana.
Ele acrescenta que foi um trabalho fundamental e condicionante para a Habitação firmar os novos contratos com os mutuários com a máxima justiça possível. “Mostra transparência e legalidade nos processos de seleção dos futuros beneficiários do FUNCAP”, complementa Fontana.
O secretário destaca ainda a forma responsável do Governo Municipal honrar perante a sociedade e às famílias atendidas, o compromisso assumido por este Governo em relação às políticas habitacionais no Município.