1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Julho

Jovens aprendizes iniciam, na segunda, aulas práticas na Prefeitura

Assinatura formalizando parceria ocorreu na tarde de quarta-feira (21/07)

Atualizada dia

A partir de segunda-feira (26), jovens aprendizes passam a atuar na Prefeitura de Caxias do Sul e Fundação de Assistência Social para a realização da parte prática de cursos profissionalizantes em comércio de bens, serviço e turismo oferecidos pelo Senac. Os 30 jovens em situação de vulnerabilidade social exercerão atividades diversas no setor público até março de 2023, quando encerrarão o curso de 1.600 horas, das quais 1.120 são práticas. Na Prefeitura estarão 19 jovens e, na FAS, 11.

A assinatura da parceria ocorreu na tarde de quarta-feira. O ato teve as presenças do prefeito Adiló Didomenico, da vice-prefeita Paula Ioris, da secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis; da secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; da presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira; do diretor do Grupo Adalma, Adroaldo Alves Macedo; do diretor do Senac Caxias do Sul, Marcus Lubisco Guazzelli; e de Denise Brambila Gonzales, auditora fiscal de trabalho da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul/Gerência Regional do Trabalho – Caxias do Sul do Ministério da Economia.

Na Prefeitura, os jovens desenvolverão atividades como atendimento ao público e telefônico, encaminhamento de correspondência, lançamento de dados em diversos sistemas, pesquisa e localização de processos e dados, entrega e busca de documentação em diversos setores, entre outras atividades. Os demais farão atividades nos espaços dos Centros de Referência de Assistência Social, dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social e da sede administrativa da FAS. A avaliação do projeto-piloto se dará de forma sistemática e continuada por todos os órgãos e instituições envolvidos, observando os parâmetros dos processos do Senac.

De acordo com dados do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho, e pela Organização Internacional do Trabalho Infantil, oriundos do Social/Ideb da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia (ME), Caxias do Sul tinha, em janeiro de 2021, o potencial de cotas para a contratação de 3.822 aprendizes. São 1.989 cotas na indústria, 810 no comércio, 763 no setor de serviços, 225 nos transportes e 35 na agricultura.

Dados da Relação Anual de Informações Sociais e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, de março de 2021, apontam o registro de 2.800 aprendizes com vínculo empregatício ativo. Este indicador inclui aprendizes de 14 a 17 anos, jovens de 18 a 24 anos e, ainda, aprendizes com deficiência de todas as idades. Mais dados sobre o programa estão disponíveis em https://smartlabbr.org/trabalhoinfantil/localidade/4305108?dimensao=aprendizagem.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Lucas Munaretti

Foto por Lucas Munaretti

Foto por Lucas Munaretti