A Prefeitura de Caxias do Sul firmou contrato com a Procergs, nesta terça-feira (13/07), visando à implantação do sistema PROA (Processos Administrativos Eletrônicos), solução que representa um avanço em termos de gestão, substituindo a tramitação de papéis no andamento de processos. A solução, quando totalmente implantada no Executivo, garantirá maior racionalização de recursos, tornando a administração dos processos mais rápida, barata e eficiente, além de permitir a completa integração eletrônica de todos os órgãos da administração municipal.
O PROA é um sistema consolidado, implantado na Administração Pública Estadual desde 2016, representando a disrupção na tramitação de processos administrativos, buscando eliminar os processos físicos e substituí-los pelo processo administrativo integralmente digital. “Este projeto é um ganho imensurável para o Município, que tem, dentre os seus objetivos, modernizar a gestão administrativa, acabando com o papel e introduzindo o processo eletrônico”, observou o prefeito Adiló Didomenico.
O diretor-presidente da Procergs, José Leal, demonstrou satisfação com o contrato citando dois aspectos. “Primeiro por estarmos contribuindo com a desburocratização do segundo maior município do Estado e um dos 50 mais pujantes do país. Segundo, porque estamos também colaborando com a sustentabilidade ambiental, uma vez que o PROA garante uma economia significativa em papel”, registrou.
Para o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, o planejamento do governo gaúcho, na área da Tecnologia da Informação, está seguindo seu curso, e obtendo os resultados pretendidos. “Nossa missão é promover a transformação digital no âmbito do Governo, de forma a garantir uma prestação de serviços mais qualificada ao cidadão. Prefeituras, como no caso a de Caxias do Sul, são parceiras nesse processo, que busca a entrega de serviços de maneira mais transparente, ágil e eficiente”, definiu.
Foto por Juliane Ribas
Foto por Juliane Ribas