Os primeiros beneficiados pelo programa More Legal neste ano receberam na tarde desta quarta (21/7) as certidões de regularização de suas propriedades. O projeto foi implementado no município em 1996, com a finalidade de estabelecer regras simples para a regularização de loteamentos, desmembramentos, fracionamento ou desdobro de imóveis urbanos ou urbanizados, com a decorrente legalização do exercício da posse mediante registro imobiliário. Seis pessoas foram beneficiadas com áreas nos bairros Serrano, Marechal Floriano e São Virgílio.
“Estamos com um projeto de regularização tramitando na Câmara de Vereadores, mas já temos esse instrumento, esta é uma das formas de regularização fundiária. Nossa previsão é até o final do ano fazer a entrega de mais 100 certidões. Temos que fomentar o programa More Legal e levar ao conhecimento das comunidades”, disse o Secretário de Urbanismo, João Uez, no ato de entrega.
O More Legal também proporciona segurança jurídica quanto à situação de moradia dos cidadãos caxienses, concedendo maior autonomia aos proprietários, de modo que as pessoas tenham garantidos o seu patrimônio legalizado e o direito de morar com tranquilidade e dignidade humana.
“Não tem como se falar em justiça social sem falar em direto à propriedade, à posse. A gente não pode ser acomodar quando um terço dos cidadãos caxienses não tem a propriedade legítima do seu imóvel, às vezes por falta de um instrumento legal. Com a nova lei vamos dar um passo importante para Caxias”, complementou o prefeito Adiló Didomenico.
Além da questão social, o programa auxilia na atualização do cadastro municipal, para fins tributários e movimenta a economia, pela inserção de novos negócios. Desde a criação do More Legal já foram contabilizados mais de 5 mil processos concluídos.
Além do prefeito, do secretário Uez, e dos seis beneficiários, estiveram presentes na entrega das certidões a vice-prefeita Paula Ioris, o deputado Neri, O Carteiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Velocino Uez, a representante do Fórum, juíza Milene Dal Bó, o diretor das Promotorias de Justiça de Caxias do Sul, promotor Adrio Gelatti, o oficial imobiliário do Cartório de Registro de Imóveis 1ª Zona de Caxias do Sul, Eduardo Rocha Nunes, os secretários municipais da Receita, Roneide Dornelles, de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, do Meio Ambiente, João Osório Martins, da Habitação, Carlos Giovani Fontana, e o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, além do presidente da UAB, Valdir Walter.
Foto por Juliane Ribas
Foto por Juliane Ribas
Foto por Juliane Ribas
Foto por Juliane Ribas
Foto por Juliane Ribas
Foto por Juliane Ribas
Foto por Juliane Ribas