1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Agosto

Prefeito e vice-prefeita participam do I Fórum dos Prefeitos da Amesne

Gestores municipais da Serra Gaúcha debateram assuntos de interesse regional

Atualizada dia

De forma inédita, foi realizado na noite de sexta-feira (20) e na manhã deste sábado (21), em Caxias do Sul, o I Fórum dos Prefeitos da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste). Mais de 30 gestores municipais participaram, entre eles o prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris, para debater pautas comuns à região.

A programação teve início na noite de sexta-feira com jantar de integração entre os prefeitos e com as presenças do senador Luiz Carlos Heinze e do trio de soberanas da Festa Nacional da Uva, a rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Ott e Bruna Mallmann. O prefeito Adiló e as soberanas deram destaque à importância da participação e integração dos demais municípios na 33ª Festa Nacional da Uva 2022, unificando a região em prol da Festa e do turismo.

Na manhã do sábado ocorreu a programação com painelistas representantes de instituições. A abertura foi feita pelo presidente da Amesne, Fabiano Feltrin, e pelo prefeito Adiló Didomenico. Em sua fala, Adiló agradeceu a oportunidade e defendeu a união dos municípios. “Temos sempre a aprender e a agregar uns com os outros. Essa articulação entre todos é benéfica para toda a região e isso representa um desenvolvimento integrado e regional. Esse tipo de seminário é muito oportuno e produtivo, defendo que seja realizado semestralmente”.

Entre os painelistas estavam os representantes da Fundação Universidade de Caxias do Sul, que realizaram uma prestação de contas sobre a campanha de mobilização regional em prol do Hospital Geral. O CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha), representado pelo seu diretor executivo, Rudimar Caberlon, destacou o auxílio do organismo aos gestores municipais, promovendo economicidade de forma coletiva. Marijane Paese, integrante do Comitê Técnico da Amesne, abordou dados sobre o combate à pandemia de covid-19 nos últimos meses e algumas projeções. Também foram discutidas possíveis flexibilizações nos protocolos regionais para áreas específicas. Por fim, o advogado Gladimir Chiele, membro do Comitê Técnico e do setor jurídico da Amesne, reforçou aspectos jurídicos importantes para as cidades.

Encontro com Primeiras-Damas

Em paralelo ao ciclo de palestras para os prefeitos da Amesne, ocorreu uma programação especial para as primeiras-damas com uma palestra sobre cuidado mental, psicológico e físico.

Galeria de imagens
1 de 13 imagens

Foto histórica: mais de 30 prefeitos da região com o Trio de Soberanas

Foto por Andréia Copini

Foto por Juliane Ribas

Foto por Ari Jr.

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Juliane Ribas

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Juliane Ribas

Palestra para primeiras-damas

Foto por Juliane Ribas