1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Agosto

UBS São Vicente retoma atendimentos de Atenção Primária à Saúde na quarta-feira (01/09)

Graças ao avanço da vacinação, Unidade deixa de funcionar como referência para casos de covid-19

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a partir de quarta-feira (01/09), a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente deixa de funcionar como ponto de referência para casos suspeitos de covid-19. Assim, a comunidade do bairro São Vicente e arredores volta a frequentar essa UBS para consultas e procedimentos.

Durante mais de cinco meses, a UBS São Vicente reforçou o atendimento a casos suspeitos de covid-19, contribuindo para diminuir o movimento nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), que ficaram voltadas aos casos mais graves. Foram realizados mais de 13,7 mil consultas médicas, 5,7 mil testes de covid-19 e mais de 23 mil procedimentos, como aferição de pressão arterial, medição de temperatura, oximetria, aplicação de medicação, entre outros.

A UBS São Vicente passou a funcionar como ponto de apoio para casos de síndrome gripal não complicada em 17 de março, contando com parceria do Simecs, Simplás, Sindilojas, Sindigêneros, Sindipetro e CIC Caxias, por meio da campanha “Caxias contra a covid-19”.

“Essa parceria foi importantíssima para que pudéssemos reforçar o atendimento à comunidade, especialmente em um momento em que enfrentávamos o auge da pandemia. Em nome de toda a nossa equipe, agradeço a todas as entidades que se sensibilizaram e nos ajudaram nessa causa tão nobre”, destaca a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi.

“Agradecemos às equipes por todo o empenho durante esse período e à comunidade do São Vicente pelo entendimento de que, naquele momento, era necessário direcionar a UBS ao combate à covid-19. Os moradores do São Vicente não ficaram desassistidos pois os atendimentos de rotina foram realizados por outras UBSs, mas agora retornam ao local de origem. Isso é possível graças ao avanço da vacinação, fazendo com que o número de casos mais graves esteja mais controlado. Mas reiteramos que a pandemia não acabou e por isso não podemos deixar de manter todos os cuidados, usar máscara, fazer distanciamento social e higiene das mãos”, explica a médica Vanusa Prestes Perini, diretora da Atenção Primária à Saúde.

A UBS São Vicente contará com equipe de Saúde da Família e atenderá de segunda a sexta-feira das 7h30min às 16h30min. Todas as UBSs do município seguem atendendo casos suspeitos de covid-19, com oferta de testes rápidos. Somente casos graves devem ser encaminhados às UPAs Central e Zona Norte. As quatro Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro por enquanto seguem como referência para vacinação, sem atendimentos médicos.

Foto por João Pedro Bressan