1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Setembro

12ª Conferência Municipal de Saúde debate propostas para saúde pública de Caxias do Sul

Evento ocorreu entre sexta-feira e sábado, de forma híbrida

Publicada dia

Realizada entre sexta-feira e sábado (10 e 11/09) de forma híbrida, a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Caxias do Sul discutiu políticas públicas para o município e apresentou propostas que vão nortear a elaboração do Plano Municipal de Saúde para o período de 2022 a 2025. Nesta edição, o tema foi “SUS na pós-pandemia”. A organização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

A abertura ocorreu na noite de sexta-feira, com participação do prefeito Adiló Didomenico; da vice-prefeita, Paula Ioris; da secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi; e do presidente do Conselho, Alexandre de Almeida Silva. A palestra de abertura foi realizada pela convidada Claudia Daniel, titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). No sábado ocorreram painéis temáticos sobre os três eixos que integram a temática desta edição: Reestruturação da Atenção Básica com o Previne Brasil; Vigilância em Saúde no Âmbito das Doenças Emergentes e Reemergentes; e Saúde Mental e os Desafios da Reforma Psiquiátrica.

A plenária final ocorreu na parte da tarde, com a apresentação de 68 propostas, divididas entre os três eixos. As propostas foram votadas pelos delegados, eleitos durante as 15 Pré-Conferências temáticas e regionais realizadas ao longo das últimas semanas, de forma a discutir as demandas de cada região do município e de cada grupo da sociedade, sempre voltadas ao tema deste ano.

Para proporcionar a acessibilidade, todos os palestrantes foram convidados a realizar audiodescrição e houve tradução simultânea para libras na transmissão pelo Youtube durante os dois dias de Conferência.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Cristiane Barcelos

Foto por Cristiane Barcelos