1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Setembro

Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes inicia sexta-feira (01/10) e segue até dia 29/10

Ação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e prevê um Dia D, marcado para 16/10 (sábado)

Atualizada dia

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade inicia nesta sexta-feira (01/10) e segue até dia 29/10. O objetivo é oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis. A ação ocorre em todo o país e é promovida pelo Ministério da Saúde. Essa Campanha não inclui a vacina contra a covid-19, que é aplicada em unidades informadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conforme público-alvo específico.

Todas as vacinas do Calendário das crianças e adolescentes até 15 anos (14 anos, 12 meses e 29 dias) estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto nas Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs), que neste momento estão com as atividades focadas na campanha contra a covid-19.

A orientação é para que todas as crianças e adolescentes sejam levados às Unidades, acompanhados dos pais ou responsáveis e com a caderneta de vacinação em mãos, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado no Calendário.

A campanha ocorre de segunda a sexta-feira e haverá, ainda, um Dia D, marcado para 16 de outubro (sábado). Em Caxias do Sul, a meta é ampliar a cobertura vacinal, que atualmente é de 74,3% em crianças e adolescentes, sendo que a cobertura considerada ideal é de 95% para a maioria das vacinas.

“O aumento da cobertura é necessário para que possamos evitar a ocorrência de doenças imunopreveníveis por vacinas. Por isso pedimos que os pais levem seus filhos, durante a semana ou no dia D, para garantir que todos estejam com a imunização em dia”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.

A SMS lembra que, se a criança ou adolescente ou familiar estiverem com suspeita ou confirmação de covid-19 devem cumprir o isolamento indicado pelo médico.