1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Setembro

Caxias Navegar retoma atividades com escolas do Município

Estudantes de oito a 17 anos de todas as redes de ensino da cidade podem se inscrever

Publicada dia

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), retornou, nesta segunda-feira (27), com as atividades do Programa Caxias Navegar para escolas participantes do Município. Destinadas às crianças e adolescentes de oito a 17 anos, as aulas são totalmente gratuitas, e ocorrem na represa São Miguel (Complexo Dal Bó). As modalidades ofertadas são canoagem, remo e vela.

O programa retomou as atividades, oficialmente, em maio deste ano. Porém, com o número reduzido de alunos e sem atendimento direto às escolas locais, devido ao período de pandemia pela covid-19. A coordenadora do Caxias Navegar, Diane Stefan, destaca a importância desse retorno. “Estamos muito felizes em voltar com o atendimento às escolas municipais. Principalmente nesse momento, porque sabemos que eles ficaram por um grande período sem praticar exercícios e sem o convívio com outras crianças”, completou.

Pensando no contato direto de crianças e adolescentes com a natureza, a Smel criou neste ano, a seção de Esportes Náuticos e Práticas de Aventura. Responsável pela pasta, o secretário Gabriel Citton, ressaltou a função do novo setor. “É importante, não somente para o desenvolvimento do esporte e da atividade física, mas também para que eles voltem a estar na natureza”, enfatiza.

A maioria dos alunos que participam do programa são selecionados pelas escolas inscritas, e têm direito ao transporte gratuito oferecido pela Prefeitura de Caxias do Sul. Neste ano, retornam cerca de 20 escolas da rede municipal de ensino; Villa Lobos, Senador Teotônio Vilela, Basílio Tcacenco, Fermino Ferronatto, Profª Leonor Rosa, Enrico Cavinato, Profª Ilda Clara Sebben Barazzetti, Osvaldo Cruz, Dezenove de Abril, Profe. Luiz Fernando Mazzochi – Nandi, Luiz Antunes, Bento Gonçalves da Silva, Abramo Pezzi, Ângelo Francisco Guerra, APAE extensão, Vitório Rech Segundo, Armindo Mário Turra, Eng. Dario Granja Sant’Anna, e José Protazio Soares de Souza.

As atividades seguem de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30, e na quarta-feira (sem transporte), quinta e sexta-feira também no período da manhã, das 8h30 às 11h. Todos os protocolos de saúde e segurança são seguidos, sendo obrigatório o uso de máscara para todos os participantes. O Navegar disponibiliza todos os materiais para a prática, bem como os itens de segurança. As aulas são supervisionadas por no mínimo dois professores em cada modalidade.

Estudantes de todas as redes de ensino da cidade (municipal, estadual, federal e particular) podem se inscrever, mesmo que não sejam participantes através das escolas. No entanto, as vagas são limitadas e existe lista de espera. Inscrições para interessados com esse perfil, poderão ser realizadas pelo telefone (54) 3901-8025 ou (54) 98434-7747 (ligação ou via WhatsApp), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações, envie um e-mail para caxiasnavegar@caxias.rs.gov.br .

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Diane Stefan

Foto por Diane Stefan

Foto por Diane Stefan