1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Setembro

Cultura organiza reunião para debater preservação do patrimônio caxiense

Encontro virtual está marcado para a próxima quarta (08/09)

Publicada dia

A Secretaria da Cultura reunirá setores da comunidade para construir soluções de preservação do patrimônio artístico-cultural nas praças de Caxias do Sul. Na quarta-feira (08/09), às 17h, haverá uma reunião de escuta ativa, online, com a temática “Preservação do patrimônio caxiense”. O objetivo é recuperar, conservar e valorizar a memória histórica da cidade.

A iniciativa de escutar a comunidade e áreas técnicas é de buscar estratégias, caminhos e soluções pertinentes, em conjunto, para serem implementadas. A ação vem ao encontro das demandas relacionadas à preservação do patrimônio frente aos furtos, vandalismos e danos contra os monumentos da cidade, como o caso do busto do Duque de Caxias, retirado por desconhecidos há 15 dias da Praça Dante.

Segundo a secretária da Cultura, Aline Zilli, o patrimônio em praças públicas têm o valor do metal nobre, mas principalmente de preservação da arte, história e da memória da cidade. “Precisamos, juntos, construir alternativas que salvaguardem estes bens, seja contra os furtos ou por danos quanto a sua descaracterização ou desvalorização. Essa escuta busca uma construção colaborativa para preservação das obras em espaços públicos”, reforça. As inscrições devem ser feitas em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMDZmg4MH6qgrQ0DkdLzEqsfHpOYyX_ia18bzEHh-6klLp2w/viewform?usp=sf_link.

Foto por Lucas Munaretti