1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Setembro

Imigrantes concluem curso de costura

Capacitação foi oferecida pelo Banco do Vestuário

Atualizada dia

Foram entregues nesta semana os diplomas para a primeira turma de imigrantes venezuelanos da oficina de costura, organizada pelo Banco de Vestuário, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego. Com carga de 60 horas, a iniciativa visa auxiliar imigrantes a se inserirem no mercado de trabalho.

As 12 alunas confeccionaram 50 peças de vestuário que serão repassadas à Secretaria de Segurança e Proteção Social para atendimento aos filhos de imigrantes. Por meio de ações do voluntariado, o Banco do Vestuário ainda entregará 115 peças de vestuário infantil para a Fundação de Assistência Social (FAS).

Durante a formatura, as estudantes relataram suas experiências no exterior, da chegada ao Brasil e o acolhimento que receberam pelo Município. “Estou muito agradecida pela oportunidade proporcionada pela Prefeitura e pelo Banco de Vestuário, foi um curso muito gratificante. Aprendi, além disso, que com esforço e dedicação a gente pode conseguir mais daquilo que pensamos que não conseguimos”, agradeceu a aluna Julianny Medina.

A vice-prefeita Paula Ioris destacou a importância do local para a ajuda de imigrantes. “Essa forma que fazemos, oferecendo uma formação para conseguirem um trabalho, é uma ação muito importante. Elas não só fizeram um curso, mas foram acolhidas com muito carinho, não se conheciam, e agora são amigas, vieram de locais diferentes do país. Foi um momento único”, assinalou. Acrescentou que foi grande a emoção em participar do evento e entregar os certificados às mulheres que fizeram a formação. Destacou, especialmente, a importância de ouvir a história de cada uma delas que deixaram casa, família e uma história em país.

A entrega ainda teve as presenças dos secretários de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa, e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni; presidente da FAS, Katiane Boschetti, e a diretora, Jovane Fochesatto; diretora de Proteção Social, Suely Rech; titular da Coordenadoria da Mulher, Tamyris Padilha; e Ana da Rosa, professora que acompanhou as alunas.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Lucas Munaretti

Foto por Lucas Munaretti

Foto por Lucas Munaretti

Foto por Lucas Munaretti

Foto por Lucas Munaretti