1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Setembro

Samae implanta rede de esgoto no loteamento Jardim Esmeralda

Obra, com conclusão prevista para maio do ano que vem, beneficiará 275 famílias

Atualizada dia

Visando à meta estipulada no Marco Legal de Saneamento, o qual estabelece que até 2033 os municípios terão que tratar 90% do esgoto produzido, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou a implantação da rede de esgoto do tipo separador absoluto no loteamento Jardim Esmeralda. Serão mais 275 famílias que terão o seu efluente tratado. No momento, a empresa Construtora Pelotense, vencedora da licitação, executa a instalação da rede na esquina das ruas Engenheiro Bolivar Pedrotti Melgare com a Eduardo Guerra.

Em fevereiro deste ano, a empresa iniciou a implantação de um emissário, o qual encaminhará o esgoto dos bairros São Ciro, parte do São Ciro II, Marilan e Século XX para a ETE Tega. Os efluentes desses locais são tratados, atualmente, na ETE Dal Bó, que por ser muito antiga, está em processo de desativação. No mesmo projeto, o Samae incluiu a instalação das redes no loteamento Jardim Esmeralda, que também terá seus esgotos sanitários coletados e transportados para o devido tratamento na ETE Tega. No total, a autarquia investiu R$ 3,5 milhões para implantar 8,7 mil metros de canos.

Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, foi estabelecido um cronograma de obras para alcançar a universalização do acesso aos serviços de esgotamento sanitário. “Nessa semana, desapropriamos terras para construção da ETE Maestra, em Monte Bérico. Estamos com essa obra no Jardim Esmeralda e, nos próximos dias, devemos assinar a ordem de início para implantação de redes do tipo separador absoluto também no Petrópolis. Essas obras fazem parte do projeto do Samae justamente visando alcançar o Marco (Legal de Saneamento) mas, acima disso, demonstra o interesse de melhorar a qualidade de vida dos caxienses”, salienta. A previsão de conclusão da obra é para maio de 2022.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Andreia Copini

Foto por Andreia Copini