1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Setembro

Substituição de luminárias por LED segue em Caxias

Para os próximos 30 dias, ocorrerá a troca em aproximadamente 250 pontos

Publicada dia

O departamento de iluminação pública da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) segue executando as obras de implantação do uso de tecnologia LED no município. As ações visam, além de modernizar o modal luminário público, promover a substituição de luminárias de vapor de sódio obsoletas, assim aumentando o poder de luminosidade noturna de ruas e avenidas, garantindo segurança e gerando maior eficiência energética.

A substituição se faz necessária porque as lâmpadas vão ficando defasadas. Os acessórios ficam diretamente expostos ao tempo, o que os torna suscetíveis a problemas, gerando manutenção e alto preço de recompra de insumos. Assim, o conjunto de iluminação LED possui maior robustez e durabilidade, como aponta o secretário de Obras Norberto Soletti. “Tem luminária na cidade com 25 anos. Com a tecnologia LED os componentes ficam integrados à luminária garantindo maior durabilidade e gerando maior segurança as moradias, problema que angustia a todos nós”.

Soletti ressalta que prosseguem as ações do setor nas suas linhas de atuação. “Estamos em constante movimento e ação, seguem os reparos, consertos, as instalações, além das ações de modernização”. Ele cita a Rua Romanio Lunardi no bairro Cinquentenário, apontando que foi necessária a construção de uma rede elétrica e implantação de postes, e também a Rua das Fruteiras, onde foi necessária a construção de 457 metros de rede.

“Tudo através da Secretaria: projeto, contratação de empresa terceirizada, inspeção e recebimento da rede dentro da conformidade técnica da RGE. Investimos cerca de R$ 37,5 mil reais,” finaliza Soletti referindo-se as ações realizadas pelo setor.

Para os próximos 30 dias, está programada a substituição de aproximadamente 250 pontos em diversas ruas da cidade já inspecionados, mapeados e qualificados para receberem os aperfeiçoamentos. O investimento médio para cada ponto instalado é de aproximadamente R$ 935,00. Toda operação é realizada por servidores da SMOSP. Estima-se que ao término de 2021, 8 % do parque de iluminação pública receba a tecnologia LED.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Divulgação SMOSP

Foto por Divulgação SMOSP