A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) realizou nova entrega de coordenadas geográficas de propriedades rurais do Município à Brigada Militar. A reunião que marcou a entrega ocorreu nesta quinta-feira (28/11) na sede do 12º BPM. Foi a segunda entrega de coordenadas do ano, em parceria com a Emater/ Ascar - RS. A primeira aconteceu em maio passado, no Centro Administrativo.
A iniciativa integra o programa do governo estadual “Novo Rumo – Monitoramento e Combate ao Abigeato e Segurança no Meio Rural”. O objetivo é munir a Brigada Militar de informações que auxiliem os agentes a traçar a melhor rota para chegar ao local de uma ocorrência policial no menor tempo possível. Segundo a Brigada, a resposta rápida é essencial diante de uma emergência.
O secretário Rudimar Menegotto representou a Administração Municipal. “Ações de segurança no interior são relevantes e integram o Plano de Governo do prefeito Adiló Didomenico e também o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. Cabe destacar a parceria com a Emater, que é essencial neste trabalho”, observa. “Aqui, na região, há muitas estradas vicinais e encruzilhadas que os moradores conhecem bem. O georreferenciamento auxilia nesta questão e melhora a atuação policial, reduzindo o tempo de resposta”, frisa o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza. O 12º BPM conta com duas viaturas para atendimento ao programa.
Na prática, o programa consiste no levantamento da localização precisa das propriedades com a respectiva qualificação de dados dos proprietários e residentes responsáveis para otimizar a prestação de serviços da corporação no interior. Segundo a Brigada, as equipes que fazem a segurança do interior ganham agilidade nos atendimentos, inclusive quando há necessidade de suporte aéreo. O município tem 6.325 propriedades rurais registradas no Cadastro Ambiental Rural.
Foto por 12° BPM