1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

Caxias do Sul participa da Olimpíada de Matemática

Competição contou com alunos de 4º e 5º do ensino fundamental de 19 escolas do município

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Educação foi representada por 19 escolas de ensino fundamental na 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP). A atividade reúne alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais. Trata-se de uma prova de fase única, com 15 questões objetivas, e aplicada em 26 de outubro nas escolas inscritas.

A elaboração e disponibilização do material de provas é do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que na abordagem das questões traz as características de raciocínio lógico e criatividade já conhecidas da OBMEP. A competição é realizada pelo instituto desde 2005 para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio.

Na OBMEP Nível A, as secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são responsáveis pela impressão do material de prova, logística de aplicação e correção das provas, bem como por qualquer eventual premiação que venham a definir. Lançada em 2018, a OBMEP Nível A tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e melhorar a qualidade da educação básica. O IMPA tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Smed, Divulgação

Foto por Smed, Divulgação