1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

Caxias se candidata para sediar o Fórum Gaúcho de Arborização em 2022

Técnicos da SEMMA participaram do evento na última semana em Santa Rosa

Publicada dia

Na última quinta e sexta (21 e 22.10), técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) participaram do Fórum Gaúcho de Arborização (FGA), em Santa Rosa. Além de participar das atividades do evento, eles entregaram à comissão organizadora a carta de intenções para Caxias do Sul sediar o XIII Fórum Gaúcho de Arborização, que acontecerá em 2022, ainda sem data definida. Além de Caxias, o município de Gravataí também se candidatou para ser a sede do evento no próximo ano. A comissão organizadora fará a escolha no mês de novembro.

Caxias já havia se candidatado em 2019, mas na ocasião Santa Rosa foi o município escolhido. Os técnicos da SEMMA participam de diversos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) desde 2010, e o município tem investido muito no planejamento e gestão da arborização urbana. Em setembro de 2020, foi publicado o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), e atualmente o município está implementando os programas nele previstos.

O FGA é um evento que ocorre desde 2007 em diferentes municípios, com a realização da SBAU e do FGA, em conjunto com a prefeitura do município sede.

Sediando o Fórum, a SEMMA pretende mostrar o trabalho realizado para auxiliar outros municípios, além de trazer informação e qualificação aos técnicos da prefeitura, a estudantes e a profissionais da área de arboricultura. Também é de interesse do município interesse incentivar a qualificação de empresas que fazem o manejo arbóreo e de viveiros da região, visando a produção de mudas de qualidade de espécies nativas diversificadas, dando subsídio ao andamento dos programas de gestão previstos no PDAU.

A SEMMA foi representada no Fórum de Santa Rosa presencialmente por Anderson de Lima Miranda, da Gerência Estratégica de Projetos e Contratos, Müller Fabrício Souza Damasceno, da Gerência Técnica de Parques, Praças e Jardins, pelo engenheiro agrônomo Márcio Orlando Seli e, de forma online, pela bióloga Morgana Rech.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação