1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

Codeca orienta sobre descarte correto de materiais de grande porte

Materiais de grande porte, serão coletados mediante agendamento na Companhia

Publicada dia

Os coletores da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) se deparam, diariamente, com materiais de grande porte descartados incorretamente junto aos resíduos domésticos, tanto em lixeiras comuns quanto nos contêineres da coleta mecanizada. Estes materiais vão de móveis, principalmente sofás, a eletrodomésticos e restos de madeira.

A Codeca oferece três opções gratuitas para que a comunidade descarte estes itens corretamente.

Móveis, eletrodomésticos, eletrônicos em bom estado podem ser entregues no Ecoponto da Codeca, que os encaminha a famílias cadastradas no serviço. O Ecoponto funciona na Codeca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 7h às 13h.

Outra opção, é a Operação Bota-Fora. No dia da operação (divulgado com antecedência) a comunidade pode descartar na rota da linha do transporte coletivo o que não ocupa mais. O Bota-Fora é realizado nos bairros conforme o cronograma do programa Luz, Cor e Flor da Prefeitura de Caxias.

E há ainda a possibilidade da população realizar o agendamento para que a Codeca busque estes materiais nas residências, de acordo com a disponibilidade. O Alô Codeca, atende pelo telefone 3224-8000, funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a diretora-presidente da empresa, Helen Machado, a Codeca tem a responsabilidade de recolher os resíduos urbanos, mas não pode deixar a comunidade sem o atendimento quando há outro tipo de descarte. “A quantidade de sofás que nossos coletores encontram nas ruas da cidade impressiona. Estávamos recolhendo até então, porque nossa função é limpar a cidade, entretanto está impactando na nossa operacionalização com as quebras constantes de veículos. A comunidade não ficará descoberta desse serviço e não precisa descartar em locais inapropriados como em áreas verdes, por exemplo. Se não tiver como trazer no Ecoponto é só ligar no Alô Codeca para agendar a retirada”. Helen reforça ainda que, por lei, a Codeca não pode recolher materiais de construção. Estes devem ser destinados às empresas de caliças específicas para este tipo de resíduo.

A partir do dia 18 de outubro a Codeca estará disponibilizando apenas as referidas modalidades para a coleta destes materiais. “A adequação foi necessária para evitar problemas ocasionados em nossos veículos que não foram desenvolvidos para este tipo de recolhimento, já que a maior parte destes materiais são rígidos e de grande porte. Ao compactar estes resíduos, há quebra de mangueiras, pistões e até da concha, causando prejuízo financeiro à empresa e a retirada do veículo da operação diária da coleta da cidade para que seja consertado. Reiteramos também que a Codeca não pode recolher materiais de construção. Estes matérias precisam de uma coleta específica que deve ser contratada de forma individual”, alerta a presidente da Codeca.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Sofás encaminhados ao Ecoponto para ser destinado a famílias cadastradas no serviço

Foto por Divulgação/Codeca

Sofás descartados incorretamente junto com outros resíduos em área pública

Foto por Divulgação/Codeca