1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

Dia D para atualizar caderneta de vacina de crianças e adolescentes é sábado (16/10)

Todas Unidades farão atualização da caderneta; veja onde haverá vacina contra covid-19

Atualizada dia

Neste sábado ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, quando todas as Unidades Básicas de Saúde e Vacinadoras (UBSs e UBVs) estarão abertas das 8h às 17h. No mesmo dia e horário, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai ofertar vacinas contra a covid-19 em algumas Unidades (veja cronograma abaixo).

A Campanha Nacional de Multivacinação propõe que sejam colocadas em dia as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente. Por isso, os menores devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e com a caderneta de vacinação em mãos para que os profissionais de saúde possam conferir quais doses são necessárias. Serão ofertadas as 20 vacinas que fazem parte do Calendário. Essa campanha continua até 29/10 (de segunda a sexta-feira, exceto nas UBVs Alvorada, Centenário e Cristo Operário).

“É importante que pais, mães ou responsáveis de crianças e adolescentes levem seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde. O sábado é uma oportunidade para aqueles que não podem levar os filhos durante a semana. É importante destacar que o Brasil é referência mundial pelo número de vacinas ofertadas gratuitamente, são 20 para essa faixa etária. Historicamente nós temos a vacina como uma grande aliada no enfrentamento de doenças graves e suas complicações e temos verificado queda nas coberturas vacinais, principalmente neste último ano. E isso significa que as crianças e adolescentes não estão com suas vacinas em dia”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.

Desde o início da campanha, no começo do mês, foram aplicadas mais de 2,6 mil doses. Das mais de 1,8 mil crianças e adolescentes que compareceram até agora, 70,9% tinham vacinas pendentes. Em dados gerais, atualmente a cobertura vacinal em Caxias atinge 74,3% dos jovens. O objetivo da campanha é ampliar a taxa para 95% para a maioria dos imunizantes, conforme orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com os dados da SMS, a maior baixa no município é nas doses de reforço das vacinas tríplice (DTPa), que protege contra difteria, tétano e coqueluche, e da vacina contra a poliomelite, com somente 60% da cobertura para ambas em 2021.

SMS também oferta vacina contra covid-19 neste sábado

A vacina contra covid-19 estará disponível nas mesmas Unidades Básicas onde é ofertada durante a semana, com exceção da segunda dose de Pfizer, que estará disponível em todas as UBSs e UBVs, exceto Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca. Não haverá vacinação em pontos parceiros no sábado.

Assim, a vacina contra a covid-19 para adolescentes de 14 a 17 anos poderá ser feita em 17 UBSs e UBVs; para pessoas de 18 anos ou mais (primeira dose) serão cinco locais; para segunda dose de AstraZeneca e de Coronavac, 10 Unidades; e para terceira dose (reforço), 17 pontos. Isso ocorre em função da logística de distribuição e para evitar o desperdício de vacinas, já que a procura é pequena em algumas Unidades e os imunizantes duram poucas horas após a abertura dos frascos.

A SMS ainda não liberou a vacinação para adolescentes de 12 e 13 anos pois não recebeu as doses para esse público.

SERVIÇO - Sábado 16/10

  • 8h às 17h
  • **DIA D DA CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO: Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes
  • Público: crianças e adolescentes menores de 15 anos (ir acompanhado de pais ou responsáveis e levar caderneta de vacinação e o Cartão SUS)
  • Local: todas UBSs e UBVs

**VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

PRIMEIRA DOSE

ADOLESCENTES - 14 a 17 anos

- UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário; UBSs Cinquentenário, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Madureira, Reolon, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo, Serrano, Vila Ipê.

PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS

- UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário; UBSs Centro de Saúde e Rio Branco.


SEGUNDA DOSE

AstraZeneca/ Oxford - Pode ir quem fez primeira dose dia 24/07 ou antes

Pfizer/ Biontech - Pode ir quem fez primeira dose dia 21/08 ou antes

Coronavac/ Butantan - Pode ir quem fez primeira dose dia 18/09 ou antes

Locais para segunda dose das três vacinas: UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário, UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê.

Segunda dose de Pfizer: Todas UBSs e UBVs exceto Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca.


TERCEIRA DOSE - REFORÇO

- Idosos de 60 anos ou mais que fizeram segunda dose de qualquer vacina até 16/04.

- Pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão (conforme tabela anexa) que fizeram a dose única ou a segunda dose de qualquer vacina até 18/09.

- Profissionais de saúde que fizeram segunda dose ou dose única de qualquer vacina até 16/04.

Locais para terceira dose: UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário; UBSs Cinquentenário, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Madureira, Reolon, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo, Serrano, Vila Ipê.


Foto por Maicon Duarte