1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

Fórum Luz, Cor e Flor trouxe iniciativas de cidadãos e entidades que fazem a sua parte pela cidade e pelo meio ambiente

No evento, também foi dado início ao próximo ciclo nos bairros, que será no Centro

Atualizada dia

Cinco cases foram apresentados no Fórum Luz, Cor e Flor de Boas Práticas, realizado na manhã deste sábado (23.10), no Teatro Pedro Parenti. As apresentações trouxeram experiências de cidadãos e entidades que tiveram iniciativa de fazer a sua parte, seja com seu trabalho ou com atuações voluntárias, para cuidar do meio ambiente e da cidade.

Participaram a Cooperativa Paz e Bem, que é uma reciclagem do bairro Belo Horizonte; a Compostaggio, empresa de produção de composteiras que incentiva a reutilização de resíduos orgânicos; o movimento Caxias Lixo Zero, que faz coletas e destina corretamente os resíduos a serem reciclados e faz a sensibilização da comunidade; o Simplas, que apresentou o case do Plástico do Bem; e o grupo Eco Vida Villagio, que reúne a comunidade para ações de limpeza no bairro, ações sociais e também trabalha a conscientização nas comunidades. Além deles, a Secretaria do Meio Ambiente lançou um vídeo sobre separação de lixo e a vice-prefeita Paula Ioris fez uma apresentação sobre o programa e dados coletados até hoje, tanto de problemas quanto resultados.

Os painelistas apresentaram também dificuldades. A separação correta do lixo é a principal delas, apontada em quase todas as apresentações. É unânime a preocupação em reforçar a educação da população em separar o lixo corretamente.

“É impressionante a qualidade das apresentações, o quanto aprendemos no dia de hoje. E destaco o alerta sobre o quanto precisamos trabalhar nossa conscientização e responsabilidade como cidadãos”, ressalta a vice-prefeita, Paula Ioris.

Também estiveram presentes no Fórum os secretários de Meio Ambiente, João Osório Martins, do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, da Educação, Sandra Negrini, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni, a presidente da Codeca, Helen Machado, o coordenador do Procon, Jair Zauza, os vereadores Marisol Santos e Gilfredo de Camillis, entidades, as equipes da prefeitura, representantes de administradoras de condomínios, representantes de associações de bairros e comunidade em geral.

Novo ciclo dos bairros será no Centro

Durante o fórum, a vice-prefeita anunciou que o novo ciclo que será realizado no Centro.

“Iniciamos nos bairros, e agora precisamos nos direcionar para o Centro, primeiro porque o Centro também precisa, e porque teremos em breve a Feira do Livro, as festas de fim de ano e a Festa da Uva. A cidade tem que estar preparada”, explica.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou a satisfação das comunidades onde o Luz, Cor e Flor já passou. “Conseguimos a perfeição? Está como queremos? Ainda não, mas melhorou muito. Nos bairros que já passamos com o Programa, temos o reconhecimento da comunidade”, resumiu.

No bairro Centro, o bota-fora será dia 29 de outubro e a comunidade será comunicada do roteiro. Neste sábado também ocorre o encerramento do ciclo no bairro Planalto.

Dados

  • Caxias tem hoje 1.200 lixões cadastrados
  • Na nossa cidade são coletadas diariamente 430 toneladas de lixo, sendo 360t de lixo orgânico e 70t de seletivo
  • Entre outubro/20 e agosto/21 foram recolhidas 704 toneladas de descartes irregulares
  • Desde o início do Luz, Cor e Flor (em julho) , o Bota-Fora já recolheu 257 toneladas de materiais

Fonte: Codeca

Galeria de imagens
1 de 14 imagens

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi