1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

Prefeito anuncia redução do ISSQN em Caxias do Sul

Manifestação ocorreu nesta terça, durante a abertura da Mercopar 2021

Publicada dia

A solenidade de abertura da Mercopar 2021 foi palco para o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, comunicar o envio, em breve, de projeto de lei à Câmara de Vereadores com a proposta de redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para empresas que investirem em inovação, citando como exemplo o desenvolvimento do grafeno pela Universidade de Caxias do Sul. Segundo ele, é objetivo do governo mudar a matriz econômica do Município, sem abandonar as vocações atuais, que são a indústria metalmecânica e agricultura. “Vamos fortalecer o que já temos e ampliaremos as oportunidades em outras atividades”, explicou. Nesta direção, citou o comprometimento com o turismo regional para a garantir a promoção e venda do destino Serra Gaúcha.

O chefe do Executivo caxiense enfatizou a posição favorável da Administração ao liberalismo econômico, com foco na desburocratização e em medidas que repercutam na geração de emprego e renda. “Temos de agir para reduzir a burocracia, que é a raiz da corrupção em todos os níveis de governo”, disse. Adiló ainda elogiou a coragem da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) e do Sebrae-RS, que promoveram a Mercopar, em 2020, em plena pandemia. “Acertaram na decisão. E a edição deste ano será a consolidação da retomada, tornando-se fundamental para investimentos e novos negócios”, acrescentou.

A solenidade de abertura teve a presença do governador em exercício, Ranolfo Vieira Jr, que reforçou a agenda do governo gaúcho pelo desenvolvimento e pela competitividade, citando como exemplo o plano de concessões de 1.132 quilômetros de estradas, garantindo que 700 terão obras de duplicação e triplicação das vias. “Em nove anos, a Empresa Gaúcha de Rodovias asfaltou sete quilômetros de estradas. O governo precisa atuar naquilo em que é vocacionado: segurança, saúde e educação”, indicou.

Mencionou o avanço da vacinação como fator determinante para a retomada do desenvolvimento econômico. Até o início da tarde desta terça, o estado registrava 92,5% da população imunizada com a primeira dose e 64,5% com a segunda. Para ele, estes dados reforçam o empenho da Fiergs e do Sebrae em realizar a Mercopar, que deverá traduzir-se em ferramenta fundamental para a retomada da economia.

Gilberto Petry, presidente da Fiergs e do Sebrae-RS, recordou que a 29ª Mercopar, que apresentou resultado recorde de R$ 128 milhões em negócios, foi a única feira industrial realizada em 2020. Mas que, segundo ele, salvou o ano de muitas empresas. “Acredito que esta edição será ainda melhor, considerando os 347 expositores, dentre eles 44 startups”, projetou. Também indicou confiança de que, com o avanço da vacinação e as flexibilizações, as possibilidades de recuperação da economia sejam reforçadas e possam permitir, até o final do ano, a retirada das máscaras.

A solenidade ainda teve as presenças dos deputados Carlos Búrigo, representando a presidência da Assembleia, e de Neri, o Carteiro. O Sebrae nacional teve a representação do diretor de Administração e Finanças, Eduardo Diogo. Ainda participaram a vice-prefeita Paulo Ioris e vários secretários municipais.

A Mercopar segue até quinta (7/10), no Parque de Eventos da Festa da Uva, com funcionamento das 14h às 20h, e protocolos sanitários de prevenção à covid-19, como a limitação de visitantes. O acesso é gratuito, mediante credenciamento antecipado. Para os três dias do evento foram agendados 5 mil encontros de negócios. Considerada a principal feira de inovação e negócios da América Latina, a Mercopar traz diversas novidades em tecnologia.

Galeria de imagens
1 de 18 imagens

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas

Foto por Juliane Ribas