1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

Prefeitura de Caxias celebra contrato com BNDES

Técnicos da instituição federal sinalizaram ser possível realização de leilão da iluminação pública em janeiro de 2023

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul firmou, na manhã de sexta (22/10), contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para estruturação de parceria público-privada (PPP) do serviço de iluminação pública. A instituição terá prazo de até 24 meses para apresentar um diagnóstico da situação atual e um projeto técnico-financeiro de viabilidade de uma concessão administrativa que vise à modernização, operação, manutenção e conservação do parque de iluminação pública da cidade.

Durante a apresentação do escopo do projeto, Rodrigo Pedrosa, técnico do BNDES que está à frente de várias PPPs de iluminação pública, estimou que o prazo de 24 meses poderá ser reduzido para 14 meses, indicando janeiro de 2023 como possível data para a realização do leilão. Segundo ele, já foram realizados 16 leilões em vários estados brasileiros, com deságio médio de 52% e participação de dois a 15 proponentes por processo.

Pedrosa informou que os contratos têm sido feitos com prazos de 10 a 35 anos, o que permite assegurar a eficiência da gestão, gerando redução de custos de transação e ganhos de escala. Citou como fundamental o controle do contrato por resultados, vinculando o desempenho à remuneração da contratada. Ainda comentou que a empresa vencedora ficará responsável pelos investimentos e manutenções necessárias no parque. “O privado ficará com os principais riscos operacionais, tecnológicos e de custos dos equipamentos e das manutenções”, reforçou.

Pedrosa enfatizou que o trabalho do BNDES busca compatibilizar o interesse público, por meio do aumento da eficiência e qualidade dos serviços, ao privado, que busca projetos sólidos, estrutura de garantias e segurança jurídica. “O sucesso da parceria depende de o setor privado ter a garantia de que vai receber pelo serviço”, assinalou. Com base nos projetos já em andamento, a redução de consumo de energia elétrica é de 50%, podendo chegar a 70%, como ocorre na cidade de Jaboatão (PE).

O prefeito Adilo Didomenico destacou a especialização e credibilidade do BNDES como fatores determinantes na contratação para estruturação da parceria. Para ele, ao contrário do setor privado e da academia, que têm evoluído, o poder público de Caxias do Sul está atrasado diante dos avanços tecnológicos. “Pela experiência de quatro anos como secretário de Obras, asseguro que a iluminação pública é um gargalo e a Prefeitura não tem recursos para investir na modernização e ampliação efetivamente necessárias”, afirmou.

Lembrou que a atualização mais recente é de 2008, quando foram incorporadas lâmpadas de vapor de sódio, atualmente desatualizadas, com alto consumo de energia e de uso ambiental inadequado. “Temos o compromisso de avançar em outras parcerias, como do Parque da Festa da Uva, da Estação Férrea, do Complexo da Maesa, do mobiliário urbano e das escolas”, indicou.

O secretário Maurício Batista da Silva, de Gestão e Finanças, responsável pela condução das parcerias, definiu como marco a assinatura do contrato, por ser o passo inicial para efetivação da primeira PPP da cidade, que será amplamente discutida com a sociedade e passará por debates e deliberação do Poder Legislativo. “Trata-se de divisor de águas para Caxias do Sul, que assume o protagonismo regional em torno das parcerias público-privadas”, sinalizou.

A solenidade, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, teve ainda as presenças da vice-prefeita Paula Ioris; do secretário de Obras, Norberto Soletti; do Procurador-Geral do Município, Adriano Tacca; do procurador do Município, Vinicius Arruda; da diretora de Parcerias da Secretaria de Gestão e Finanças, Bruna Dumke; e do vereador Olmiro Cadore. O BNDES esteve representado presencialmente por Francisco Garrido, analista sênior do Departamento de Relacionamento com Governos Estaduais e Municipais, e Eduardo Kaplan, gerente de Relacionamento com Governos Estaduais e Municipais. De forma virtual participaram o secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos do Ministério da Economia, Wesley Callegari Cardia; o superintendente da área de Governo e Relações Institucionais do BNDES, Pedro Bruno Barros de Souza; e o gerente de Relacionamento com Governos Estaduais e Municipais do BNDES, Ricardo Antônio Torres Rodrigues.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti