A Prefeitura de Caxias do Sul publicou dois decretos que simplificam os trâmites internos em processos de contratações públicas. A mudança é mais um passo da Administração Municipal com foco na agilidade e desburocratização. Os novos processos encurtam os caminhos dos trâmites, reduzem o número de secretarias e pessoas envolvidas e atualizam a legislação utilizada pelo Município.
A alteração é resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM) com apoio da Secretaria de Gestão e Finanças (SMGF). “Esse era um pedido do prefeito Adiló Didomenico e da vice-prefeita Paula Ioris para que revisássemos os fluxos, sempre no sentido de otimizar o tempo de circulação e de envolvimento dos servidores”, disse a titular da SMRHL, Daniela Reis. O procurador-geral, Adriano Tacca, destacou que a nova regulamentação não exclui responsabilidades “consideramos que os processos mais simples também podem ter um procedimento mais simples, para possamos nos dedicar aos processos mais complexos e que envolvam mais recursos”.
O Decreto nº 21.762/2021 trata da dispensa de manifestação jurídica em contratações de pequeno valor, baixa complexidade ou editais já padronizados e desde que não haja dúvida sobre a contratação. A iniciativa cumpre os princípios licitatórios da eficiência, celeridade, planejamento, eficácia, razoabilidade e da economicidade. Por sua vez, o Decreto nº 21.763/2021 trata dos procedimentos para a fiscalização dos contratos.
As novas regras ampliam o uso das soluções tecnológicas e permitem, por exemplo, que a própria secretaria contratante de determinado serviço protocole no sistema os ajustes necessários ao contrato e realize o ateste, sempre respeitando as limitações referentes a cada contrato. Anteriormente, mesmo pequenos ajustes como termos aditivos para correção de data ou nomenclatura da empresa precisavam tramitar por todas as secretarias.
Apresentação financeiros
Foto por Vânia Cassol
Grupo de trabalho Cenlic
Foto por Vânia Cassol