Nesta semana, representantes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) visitaram três companhias de saneamento. O intuito foi conhecer as tecnologias de tratamento de água e esgoto. Participaram dos encontros o diretor da Divisão de Esgoto, Marco Mees; as engenheiras e Kátia Mello e Liseane Peluso Rech; e o técnico Mário Leo Honório.
A visita iniciou na terça-feira (19/10), na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Ponta Grossa (PR). Na quarta-feira, o grupo conheceu as estações de tratamento de esgoto e a sede do Samae, de Jaguará do Sul (SC). Na quinta-feira, ocorreu o encontro nas ETEs da Tubarão Saneamento, em Tubarão (SC).
Mees explicou o que a equipe encontrou nas visitas. “Vimos principalmente as tecnologias implantadas, as vantagens e dificuldades de operação das estruturas e a possibilidade de utilização ou adaptação dessas tecnologias no Samae”.
Esse é mais um dos esforços da autarquia para alcançar a meta do Marco Legal do Saneamento Básico. A lei estabelece que até dezembro de 2033 os municípios brasileiros terão que tratar 90% do esgoto gerado pelos habitantes. Atualmente, o Samae conta com 10 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e necessita construir mais seis para cumprir o estipulado.
Foto por Divulgação
Foto por Divulgação
Foto por Divulgação