1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

Sala do Empreendedor de Caxias conquista Troféu Diamante

Certificação foi conferida pelo Sebrae e Fundação Nacional da Qualidade

Atualizada dia

Em solenidade realizada na quarta (6), durante a Mercopar, a Sala do Empreendedor da Prefeitura de Caxias do Sul foi distinguida com o Troféu Diamante em ação realizada pelo Sebrae RS e Fundação Nacional da Qualidade. O processo de certificação visa reconhecer os esforços de melhoria dos serviços e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais pelas prefeituras. O Troféu Diamante foi, pela primeira vez, concedido na premiação.

Para o prefeito Adiló Didomenico, que recebeu o troféu, a conquista representa a coroação de um trabalho iniciado em janeiro pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de desburocratizar o serviço público e facilitar a vida de quem quer empreender na cidade. “A conquista surpreendeu, porque foi a primeira vez que a Sala do Empreendedor alcançou este nível, em curto espaço de tempo. Prova também que podemos avançar mais”, assinalou.

A vice-prefeita Paula Ioris afirmou que a distinção demonstra a posição assertiva do plano de governo de criar o Simplifica Caxias, que estimula ações para desburocratizar os processos, buscando atingir metas como a abertura de empresas em 24 horas. “Desde janeiro trabalhamos nesta direção e a conquista do troféu reconhece que estamos no caminho certo. A Sala do Empreendedor é um espaço de negócios, onde as pessoas buscam e recebem orientações sobre como abrir, ampliar ou legalizar uma atividade. Como consequência, geramos emprego, renda e impostos”, reforça.

O titular da secretaria, Élvio Gianni, destacou que a distinção é resultado da adoção de um conjunto de medidas que agilizam e facilitam a vida dos empreendedores. Como exemplos, cita a Lei da Liberdade Econômica, a desburocratização dos procedimentos dos microempreendedores individuais, o CredCaxias e, para breve, a Lei da Inovação com foco na mudança da matriz econômica da cidade, mas assegurando apoio integral às atividades que são vocação e base da economia, como a indústria metalmecânica. “Vamos fortalecer o que temos e apoiar o desenvolvimento de atividades, que já ganham representatividade em outras cidades”, frisa.

O Sebrae define as Salas do Empreendedor como espaços que atendem de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. Quanto mais serviços forem oferecidos, melhor a pontuação para a certificação nas diferentes categorias: Bronze, Prata, Ouro e agora também Diamante. Para conquistar a nova categoria Diamante, a Prefeitura de Caxias do Sul alcançou o Atendimento Avançado +, atendendo os 24 requisitos solicitados no processo de certificação e com todos os atendentes terem concluído o curso online de capacitação. Este foi o terceiro ano da certificação das Salas do Empreendedor no Rio Grande do Sul. Atualmente, existem 128 Salas do Empreendedor no estado.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação