1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

Smed presta homenagens aos trabalhadores da Educação

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Educação prestou homenagem aos trabalhadores da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. A titular da pasta, Sandra Negrini, fez visitas, nesta sexta-feira (15.10), na EMEF Dolaimes Stédile Angeli – CAIC, Escola de Educação Infantil Caic – Dolaimes Stédile Angel e EMEF José Protázio Soares de Souza entregando cartões com homenagem pela passagem do Dia do Professor e, principalmente, agradeceu os profissionais pela dedicação e qualidade do serviço prestado ao público de estudantes do ensino fundamental e da educação infantil. A titular da Smed destacou que os números de atendimento da Rede Municipal de ensino, com 83 escolas de ensino fundamental atendendo 31. 806 estudantes e, ainda, 45 escolas de ensino infantil atendendo 2.787 estudantes, representa um grande desafio a todos os profissionais da educação, especialmente nos últimos dois anos por conta do momento pandêmico mundial. A Rede Municipal conta com 2.920 professores somente no ensino fundamental. Conta, ainda, com aproximadamente 468 profissionais atendendo a educação infantil em escolas de gestão compartilhada.

No ano de 2021, foram nomeados mais de 200 profissionais, que já receberam formação como o Mais alfabetização, Biblioteca e conteúdos para atuar no primeiro ano. Os demais professores receberam formação em Adversidade e Informática Educativa. A Smed fez investimentos adquirindo as Plataformas Digitais Árvore de Livros, Elefante Letrado e compra de chromebooks.

Neste ano também ocorreram dois concursos, um no início ano para professor G3 A2 e, no mês de setembro, para professor G1 A1.

O ano vai encerrar com o processo eleitoral, que definirá as direções das escolas para a gestão 2022/2024, com eleição prevista para o dia 19 de novembro e posse, das novas equipes, em dezembro. Os pré-candidatos estão participando de uma formação, na Universidade de Caxias do Sul, que está oferecendo conteúdos de gestão de pessoal e áreas financeira e administrativa.

A secretária Sandra Negrini considera o momento positivo para a Educação em Caxias do Sul. “Viemos de um momento atípico em todos os setores por conta de uma questão de saúde pública que atingiu o planeta. Assim mesmo, fomos superando os desafios e nos redescobrindo na área da educação.”

A secretária destacou ainda o aprendizado de novas formas de se comunicar com o estudante, com o uso de tecnologia ou não. Para o próximo ano, as expectativas também são boas.

“O ano que vem será o ano de revisão do Plano Municipal de Educação e da Nova Proposta Pedagógica das Escolas. Será o momento da Smed pensar no momento pós pandemia que mudou completamente a realidade das famílias. Temos alunos que moram em apartamentos e ficaram limitados a estes espaços por dois anos. Vamos trabalhar em conjunto para realizarmos ações, nas escolas, que compensem essa lacuna do desenvolvimento infantil. Resumindo, esperamos um ano 2022 recheado de boas novas para a educação e, por consequência, aos trabalhadores da educação. A nossa Rede Municipal de Ensino é muito qualificada e continuaremos neste caminho oportunizando cada vez mais a busca do conhecimento, que beneficia diretamente nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação