1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

SMS alerta para aumento da demanda por leito de UTI covid e pede que população mantenha cuidados

Mesmo após a vacinação, ainda é necessário evitar aglomerações, fazer higiene das mãos e uso correto da máscara, que segue sendo obrigatória

Atualizada dia

Um novo aumento da fila de espera por leito de UTI para pacientes com covid-19 em Caxias do Sul reacende o alerta para a manutenção dos cuidados de prevenção à doença. A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul reforça que, mesmo após a vacinação, seja com uma, duas ou três doses, todas as medidas de controle ainda precisam ser mantidas pois o vírus segue em circulação no município. Nesta segunda-feira (25/10), são seis pessoas em fila de espera por leito de UTI covid pelo SUS.

A fila por espera por leito de UTI covid voltou a aumentar na última quinta-feira (21/10) e a espera por leito de enfermaria covid, há uma semana (18/10). Há pacientes de Caxias e também de municípios da região que precisam de leito nos hospitais caxienses.

“Mesmo com as flexibilizações vigentes e o andamento da vacinação, que já alcançou os adolescentes de 12 anos, todos os nossos esforços precisam ainda da colaboração da população. O momento ainda é de retomada consciente, de evitar aglomerações, de sair de casa cumprindo os protocolos. Entendemos que todos estão cansados, mas combater a covid-19 também passa pela responsabilidade individual de evitar aglomerações, de fazer uso consciente da máscara e se vacinar”, solicita a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Os atendimentos de pessoas com síndrome gripal que procuraram Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas últimas semanas para realizar o teste rápido (teste de antígeno) também subiram: o aumento foi de mais de 50% na semana passada em relação à semana retrasada. Também há aumento progressivo do número de testes de RT-PCR agendados nas duas UPAs.

A médica Anelise Kirsch, infectologista do Controle de Infecção Municipal, reforça que todos os cuidados são essenciais e que pessoas com sintomas gripais devem cumprir o isolamento social:

“Apesar do avanço da vacinação e da menor número de hospitalizados covid em geral se comparado aos meses de fevereiro a abril de 2021, pedimos que as pessoas sigam fazendo as medidas de contenção, que mantenham o uso da máscara, usem álcool gel, higienizem as mãos sempre após ir ao banheiro, antes de comer, antes e depois tocar no rosto e de encostar em outras pessoas, e que se isolem e procurem isolar seus familiares sempre que apresentarem síndrome gripal. O isolamento precisa ser feito se houver síndrome gripal e não aguardar até o diagnóstico positivo de covid. Mesmo com sintomas leves, como coriza, dor de garganta, procurem atendimento médico, se isolem e isolem seus familiares para que possamos diminuir a circulação dos vírus. Todo cuidado ainda é importante para evitar a doença grave e óbito das pessoas que gostamos”.

O teste rápido segue disponível em todas as UBSs para quem apresentar sintomas gripais.