1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Outubro

UBS São Ciro retoma atendimentos de Atenção Primária à Saúde na quarta-feira (06/10)

Unidade foi uma das quatro referências para vacinação contra covid-19 a partir de março

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Ciro retoma os atendimentos de Atenção Primária à Saúde na próxima quarta-feira (06/10), deixando de funcionar exclusivamente como Unidade Básica Vacinadora (UBV). A mudança foi definida após avaliação interna da SMS devido ao momento atual da pandemia de covid-19 e da vacinação.

A UBS São Ciro passou a operar como uma das quatro Unidades-referência para vacinação contra a covid-19 em março, quando o município precisou reforçar as estratégias de imunização. Agora, a UBS São Ciro voltará a contar com uma Equipe de Atenção Primária e prestará todos os atendimentos de uma Unidade Básica de Saúde, como consultas, curativos, coletas de exames laboratoriais, encaminhamentos para especialidades, fornecimento de medicação básica e outros.

“As Unidades Vacinadoras foram criadas para reforçar a vacinação e gradativamente, de acordo com a avaliação da Secretaria da Saúde, todas vão voltar a funcionar como Unidades Básicas de Saúde. Esse é um compromisso que havíamos assumido com a comunidade em março”, destaca o prefeito Adiló Didomenico.

“Agradecemos à comunidade pela compreensão nesse período em que o município precisou fazer escolhas estratégicas durante a pandemia de covid-19. Nosso profundo agradecimento também às equipes de saúde, já que alguns profissionais precisaram ser realocados a outros postos de trabalho durante esses meses. Sabemos de todo o esforço empregado por todos e é com grande satisfação que reabrimos a UBS São Ciro como Unidade Básica de Saúde" completa a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Na segunda-feira (04/10) a Unidade ainda funciona como UBV, ou seja, referência para vacinação contra covid-19. Na terça-feira estará fechada para organização interna para possibilitar a retomada de atendimentos na quarta-feira.

Progressivamente, as outras três UBVs (Alvorada, Centenário e Cristo Operário) também voltarão a ofertar atendimentos de atenção primária, conforme avaliação da situação da pandemia. Com a retomada dos atendimentos, a UBS São Ciro deixa de ser referência para vacinas contra a covid-19. A Unidade vai oferecer os imunizantes da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.