1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Associações de Reciclagem participam de workshop

“Conectando para transformar a cadeia produtiva de reciclagem” foi uma iniciativa da Prefeitura e Codeca

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias e a Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) promoveram nas tardes de quarta e quinta-feira (10 e 11/11), no Teatro da FASG, o 1º Workshop “Conectando para transformar a cadeia produtiva de reciclagem” para integrantes das 12 associações de recicladores conveniadas com o município. Na quinta-feira, a abertura dos trabalhos foi com um momento de descontração com a presença das Embaixatrizes da Festa da Uva 2022, Sara Garbin e Vitória Bordin, que elogiaram o trabalho dos recicladores e convidaram a todos para participarem da festa, de 18 de fevereiro a 6 de março do próximo ano, nos Pavilhões.

Como parte da programação, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Silvio Tieppo, falou sobre o CredCaxias; a vice-presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Heloisa Lopes (de Feliz), explanou sobre a importância do cooperativismo e seus diferenciais; o professor da FSG, Fábio Ribas, palestrou sobre Inovação Social e apresentou casos práticos nesta área; Empreendedorismo e Inovação: melhorando o dia a dia da sua empresa foi a palestra de Leonardo Adami, do Sebrae; e Michel Manenti (de Pelotas) explicou sobre o Programa Recupera e a logística reversa com organização de catadores.

Do momento final, a etapa dos Desafios e Ações, participaram a presidente da Fundação de Assistência Social, Katiane Boschetti; o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins; o diretor da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Eder Martini; e o diretor operacional da Codeca, Rafael Tregansin, respondendo perguntas pontuais das associações em cada área, questionamentos coletados em reunião preparatória ao workshop.

A diretora-presidente da Codeca, Helen Machado, agradeceu a presença de todos nos dois dias de seminário. “A ideia do workshop surgiu porque temos convicção que precisamos trilhar um caminho diferente para a cadeia da reciclagem da cidade. Estamos aqui e isso queremos mostrar a todos vocês das associações, estamos à disposição para que juntos possamos construir uma trajetória linda nessa cidade, que é uma potência gigantesca. O universo está aí cheio de oportunidades e queremos que todos tenham sucesso no seu trabalho. Obrigada a todos que participaram e aos palestrantes que aceitaram o convite e se dispuseram a participar gratuitamente deste momento”, disse, após ser homenageada com flores pelas integrantes das associações participantes do evento.

A vice-prefeita Paula Ioris esteve presente no encerramento dos trabalhos. Elogiou a programação com especialistas de diferentes cidades, que apresentaram temas relevantes para o conhecimento de todos. “O que é importante é que estamos iniciando um trabalho juntos para melhorar a cadeia da reciclagem. Eu ouvi que mudar o hábito de uma pessoa já é difícil, imagina de uma cidade inteira. Separar melhor os resíduos é um desafio que temos com a comunidade e não podemos desistir. Temos que continuar trabalhando cada um de sua forma para que possamos melhorar este processo como um todo. Queremos que vocês estejam cada vez mais fortes e unidos”, discursou.

O prefeito Adiló Didomenico agradeceu, por mensagem de vídeo devido a compromissos assumidos anteriormente, o trabalho das associações, mesmo diante das dificuldades. E a vereadora Denise Pessôa também falou aos presentes, representando o Legislativo caxiense.

Os participantes agradeceram a oportunidade de participar das palestras. “O evento foi único. Nós, recicladores, nunca fomos tão bem recepcionados. Falo pela Girassol, Serrano e Santa Rita, que convivemos, temos muito diálogo com a Codeca agora, as coisas melhoraram muito. O workshop foi muito bom, a gente se sentiu amparada e amada. A gente sentiu que estão dando importância ao nosso trabalho diário”, avaliou Tatiane Correa, presidente da Associação de Reciclagem Girassol de Ana Rech. Da Interlagos, Eva Guedes da Silva, há 25 anos na associação, disse que o encontro foi interessante e produtivo. “Os temas foram muito bom para nós. Estávamos esperando por essa oportunidade”, reforçou.

O primeiro dia do evento contou com as palestras da pedagoga Katiane Boschetti sobre “As histórias que dão vida às reciclagens”; Pedro Bolfoni sobre “Plastiweber e a economia circular”; Vanessa Villalta, da empresa paulista Santa Luzia, que falou sobre o gerenciamento de resíduos – isopor; e Tiago Griz, da Sulpet, que abordou o tema “Lixo Não! Matéria prima”.

Galeria de imagens
1 de 14 imagens

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Codeca

Foto por Gabriel Lain