1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Codeca e Semma promovem visita ao aterro Rincão das Flores aos vereadores

O objetivo foi de ampliar a conscientização da comunidade quando ao descarte correto dos resíduos domésticos

Atualizada dia

Com o objetivo de ampliar a conscientização da comunidade sobre a separação e descarte correto dos resíduos, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) promoveu, na manhã desta sexta-feira (05/11) uma visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores. Os convidados foram os vereadores da cidade. Participaram os parlamentares Marisol Santos, Olmir Cadore, Tatiane Frizzo, Elizandro Fiuza, Gilfredo De Camillis e Maurício Scalco e os assessores dos vereadores Rafael Bueno, Sandro Fantinel e Denise Pessôa, os representando, além da equipe da TV Câmara. Eles puderam observar in loco a quantidade de material seletivo que faz parte dos resíduos descarregados diariamente no local.

O Prefeito Adiló Didomenico, a diretora-presidente da Codeca, Helen Machado, o diretor Operacional, Rafael Tregansin, o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins e o diretor da Semma, Henrique Koch recepcionaram os visitantes, juntamente com os engenheiros da Companhia, Rafael Navajas e Ricardo Becker.

Najavas e Becker explicaram sobre a implantação e funcionamento do aterro, sua capacidade de receber os resíduos domésticos da cidade, sua capacidade de ampliação e seu processo de tratamento de efluentes (chorume). A CTR foi inaugurada em abril de 2010 e recebe diariamente cerca de 360 toneladas de resíduos sólidos urbanos. Está em uma área de 275 hectares, em Vila Seca, com todas as exigências ambientais, garantindo a preservação do solo e do meio ambiente.

O Prefeito Adiló lembrou que o Rincão das Flores é referência no acondicionamento e tratamento dos resíduos. “O aterro é muito bem cuidado com todo acompanhamento da Fepam. É importante o Poder Legislativo vir visitar e ver como é importante a separação correta dos resíduos”, disse na visita.

A diretora-presidente Helen reforçou a importância da ajuda dos parlamentares na sensibilização da população. “Precisamos nos unir para o bem comum. Hoje, nossos vereadores puderam ver como é a nossa Central de Resíduos e o desperdício de material que podia estar gerando mais renda às famílias dos nossos recicladores. É uma questão de sensibilidade. As pessoas sabem que não podem misturar uma casca de banana e uma garrafa pet. Chegou a hora de todos se apropriar de suas responsabilidades para termos um processo de mudança. A limpeza da cidade não é obrigação única e exclusivamente da Codeca ou do Poder Público, mas de cada um de nós”, enfatizou.

Na CTR trabalham cerca de 30 funcionários, incluindo engenheiros, operadores da Estação de Tratamento de Esgoto, operadores de máquina, motoristas e auxiliares.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Fabiana de Lucena/Codeca

Foto por Fabiana de Lucena/Codeca

Foto por Fabiana de Lucena/Codeca

Foto por Fabiana de Lucena/Codeca