1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Dia da Consciência Negra é celebrado pela Prefeitura de Caxias

Atividade marca o lançamento do calendário “Vidas”

Publicada dia

Foi realizada na manhã desta sexta (19/11) a solenidade em alusão ao Dia da Consciência Negra, com lançamento do calendário “Vidas”. A ação foi organizada pela secretaria de Segurança Pública e Proteção Social por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial.

O calendário de 2022 inclui uma pequena biografia de 12 personalidades afrodescendentes e indígenas de notável trajetória profissional e social. O projeto foi apresentado pela integrante do Comitê de Igualdade Racial de Caxias do Sul, Leya Aguiar. A professora porto-alegrense Petronilha Silva, homenageada pela iniciativa, participou da solenidade em vídeo.

A vice-prefeita Paula Ioris destacou a união de forças e trabalho em parcerias que viabilizaram o projeto “Vidas”. Pontuou também a união como pilar fundamental para uma sociedade melhor no combate à discriminação e ao racismo. “É isto que muda a régua de qualidade de uma sociedade. Que cada vez mais, este dia (da Consciência Negra) seja para comemorarmos conquistas”, reforçou.

Também informou sobre iniciativa da Prefeitura visando ao combate às injustiças com as minorias e proporcionando oportunidades de forma justa a quem nem sempre tem acesso a elas. Trata-se do projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores que estabelece a reserva de 20% das vagas em concursos públicos e processos seletivos para candidatos negros. Atualmente, o índice é de 10%, conforme a lei anterior. Com o novo projeto, para ser beneficiado pela lei, o candidato deve ser afrodescendente direto e não ter parentes afros, até agora permitidos. “Haverá uma comissão específica para analisar as características do candidato para a comprovação da sua condição afro. Ou seja, ao mesmo tempo em que ampliamos a reserva de vagas, especificamos para que elas sejam ocupadas por quem realmente tem este direito”, enfatizou.

A solenidade recebeu ainda fala do artista caxiense Felipe Boeira, que participará de live na segunda (22) sobre elementos da mitologia afro-gaúcha. Também participaram o titular da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, José da Rosa; a diretora de Proteção Social, Suely Rech; os secretários de Urbanismo, João Uez, e do Meio Ambiente, João Martins; e o vereador Lucas Caregnato.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti