1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Educação incentiva comunidade escolar a votar na eleição das equipes diretivas

Processo ocorrerá na sexta (19) em 72 escolas municipais de Caxias do Sul

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Educação (SMED) conduz na sexta-feira (19) as eleições para a escolha das novas equipes diretivas da rede municipal de ensino. Saõ 85 chapas disputando o pleito para a gestão 2022/2024. A votação ocorre das 9h às 20h em 72 escolas. Podem votar estudantes, um dos pais ou responsáveis, professores e funcionários.

O processo envolve todas as escolas com mais de 100 estudantes, conforme determina lei nº 7.320/2011, que estabelece as regras para o processo eleitoral. A eleição é direta e o voto, secreto. A Comissão Eleitoral Central é a responsável por coordenar o processo, esclarecendo dúvidas e orientando às comissões de cada instituição.

O processo eleitoral teve início em 19 de agosto de 2021. De acordo com a presidente da comissão, Sandra Terezinha Kuhn, o trabalho do grupo é garantir a tranquilidade e transparência do processo de escolha das novas equipes pelo viés da democracia.

A divulgação do resultado oficial será no dia 8 de dezembro e publicado no Ofício Circular da Smed. A posse dos novos diretores e homenagens às equipes que deixam a função está marcada para 11 de dezembro (sábado), no Auditório da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha. Neste ano, a posse ocorrerá com duas turmas, às 8h30 e 13h30, em função dos protocolos sanitários da covid-19.

Para a secretária Sandra Negrini, o envolvimento das famílias e alunos é fundamental no processo democrático. “A Smed valoriza e destaca o trabalho das equipes diretivas das escolas da rede municipal. Continuaremos apoiando as instituições e buscando uma educação de qualidade aos estudantes. Deixamos um convite para que todos participem da votação, pois cada um é parte muito importante do processo eleitoral”, frisou.

Foto por Mateus Argenta, Banco de Dados