1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Exposição do curso Valorização de Resíduos é aberta no mezanino da Prefeitura

Peças selecionadas participam de votação popular

Atualizada dia

Está aberta a exposição Sustentabilidade Transformadora – Novas Formas de Empreender, promovida pelo Banco do Vestuário. A solenidade se deu no mezanino da Prefeitura na manhã desta terça-feira (09/11). O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDETE) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) faz parte da 11ª Semana Municipal do Empreendedorismo.

As peças em exposição foram criadas em três oficinas, que juntas tiveram 29 participantes, com o objetivo de produzir a partir do resíduo têxtil, inspirados na artista bióloga Marianne North. Representantes das três turmas agradeceram aos idealizadores e organizadores do projeto. Segundo o secretário da SEMMA, João Osório Martins “é muito gratificante ver os resíduos serem transformados em obras, por essas costureiras, que na verdade são artistas”.

Em outubro, as alunas participaram das oficinas do curso Valorização de Resíduos, onde receberam informações sobre responsabilidade socioambiental, capacitação de economia circular, novas formas de empreender, precificação, economia solidária e formalização, além de oficinas de transformação de resíduos têxteis em produtos.

Entre os 29 itens elaborados, 12 foram selecionados para serem premiados por uma votação popular, por QR code, até 11 de novembro. O item que receber maior número de votos será premiado com uma máquina Overlock. O segundo lugar vai ganhar uma máquina de costura industrial e o terceiro uma máquina de corte com um kit de costura.

Entre os produtos concorrentes estão o manequim expositor, kit praia, blazer, boneca e almofada, casaco verde, bolsa de mão, vestido e colete reversível, vestido e almofadas, blusa, cinto, blusa infantil e almofada, bolsa para compras, capa de chuva, caminha para pets.

A exposição pode ser visitada no mezanino da Prefeitura, onde se encontra o código QR code para votação. Durante a abertura da exposição também estavam presentes a vice-prefeita Paula Ioris, o presidente da Câmara de Vereadores, Velocino Uez, e o titular da SDETE, Élvio Gianni.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan