1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Famílias retomam atividades na horta comunitária da Zona Norte

Encontro teve foco na saúde, com ações alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, retomou nesta quarta-feira (10/11) as atividades presenciais com as 73 famílias cadastradas no projeto Horta Comunitária da Zona Norte. Por causa da pandemia, o último encontro havia sido realizado em dezembro de 2019. O local foi o Centro Comunitário do Vila Ipê.

A equipe de profissionais promoveu um reencontro com foco na saúde, em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul. “Foi uma importante retomada. As famílias assistiram a uma palestra a cargo da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, que informou sobre prevenção do câncer de mama e próstata”, conta a gerente de Segurança Alimentar, Luana Mugnaga. A programação ainda contemplou dinâmicas e alongamentos, organizadas pelos servidores da Secretaria de Esporte e Lazer; lanche especialmente preparado; e entrega, a cada família, mudas de flores doadas pelo Horto Municipal, ligado à Secretaria do Meio Ambiente.

A Horta Comunitária foi criada em 2006 na área sob as torres da Eletrosul, entre os bairros Colina do Sol e Vila Ipê. As famílias plantam para consumo próprio e podem comercializar o excedente para complementar a renda. As famílias cadastradas produzem hortaliças, frutas, legumes, feijão, aipim, batata, temperos e ervas medicinais - a quantidade produzida depende de cada família. A atividade recebe acompanhamento por parte dos profissionais da SMAPA.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por SMAPA

Foto por SMAPA