1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Feira do Agricultor completa 42 anos de criação

No próximo sábado, haverá atividades comemorativas na edição realizada na Maesa

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) registra nesta terça-feira (23/11) os 42 Anos de criação da Feira do Agricultor. Para marcar a data, haverá ações comemorativas na Feira da Maesa, no sábado (27/11), por volta de 9h, em parceria com a Associação dos Feirantes (Assofei). Além de brinquedos infláveis para as crianças, a coordenação da feira promoverá sorteio de brindes entre os consumidores.

A Feira do Agricultor de Caxias do Sul foi idealizada pelo engenheiro agrônomo José Zugno, patrono da agricultura caxiense. Em 1949, ele fundou a Diretoria de Fomento e Assistência Rural, órgão que deu origem à atual Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). Também criou o Horto Municipal e outras iniciativas importantes.

Em 1979, Zugno escreveu de próprio punho o regulamento da Feira do Agricultor. A primeira feira foi realizada no dia 23 de novembro de 1979, na Rua Hércules Galló, nas proximidades do Estádio Alfredo Jaconi. Com o passar do tempo, a Feira cresceu e evoluiu.

Atualmente são 34 feiras e 132 feirantes, em edições realizadas em diversos bairros de Caxias do Sul. Uma das maiores é a feira da Maesa, aos sábados pela manhã. Outra edição tradicional é a de São Pelegrino, que em 2016 passou a ser realizada na Praça das Feiras. Todos os horários e locais podem ser conferidos em www.caxias.rs.gov.br. “Por meio de ações como a Feira do Agricultor, o Poder Público Municipal orienta e incentiva a diversificação da produção de alimentos, especialmente de hortifrutigranjeiros, que são fornecidos diretamente ao consumidor, com qualidade e preços mais acessíveis”, afirma o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.

Em 2020, em parceria com o Sebrae-RS, a Feira começou a se inserir no processo da rastreabilidade. Por meio de QR Code, hoje já é possível acessar a história de famílias de agricultores, a localidade onde vivem e as técnicas utilizadas. Segundo Menegotto, mais feirantes estão sendo integrados em novas etapas do projeto.

Nesta terça-feira, o Sebrae-RS promove a visita guiada “Do campo à mesa”, com um grupo de nutricionistas caxienses. Pela manhã, visitaram produtores rurais que comercializam seus produtos na Feira do Agricultor e, à tarde, visitam percorrem a feira de São Pelegrino. Além da Feira do Agricultor, Caxias do Sul conta com o Ponto de Safra (em três locais) e a Feira Ecológica.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Rudimar Menegotto

Foto por Rudimar Menegotto

Foto por Rudimar Menegotto