1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Feira do Livro tem bate-papo sobre protagonismo da literatura infantil

Confira a programação do evento para os próximos dias

Publicada dia

Os primeiros dias de Feira do Livro em Caxias do Sul já reservam atividades muito especiais para os fãs de literatura e de várias outras manifestações culturais. Esquetes teatrais, apresentações musicais, contação de histórias e sessões de autógrafos tomam o Centro de Caxias do Sul a partir deste sábado (27). Todas as atrações são gratuitas e abertas à comunidade.

Quem passar pela Praça Dante Alighieri pelas 14h de sábado, por exemplo, poderá conferir o Sarau Hip Hop. A ação promove bate-papo sobre o livro “Mais Quadros, Músicas e Livros. Menos Algemas, Trancas e Grades”, com o autor Maurício Abel; Poesias na Bolsa, com Paulina Magalhães; apresentação dos integrantes e grafittes com o Projeto Conquista e intervenção de dança com MCs, DJs e Fanzines.

Além de ocupar o Centro da cidade, a Feira também acontece pela internet. É o caso do bate-papo “Sua Majestade, o pequeno leitor”, com os escritores Kalunga e Iris Borges. A atração se inicia às 15h30 de sábado e pode ser acompanhada pelo Facebook (https://www.facebook.com/FeiradoLivrodeCaxiasdoSul) e pelo YouTube da Feira do Livro (https://www.youtube.com/channel/UClhk5DHV5rNOpjrbi6mg0dA).

“Na live, vamos mostrar nossos processos de criação, nossos livros e discutir sobre como a gente lida com as crianças leitoras, como conversamos com elas. Não se trata de se sentir maior ou melhor que a criança, aprendemos tanto com elas! É uma felicidade lidar com um assunto tão encantador que é conversar sobre livro e leitura para crianças”, comenta Iris.

Conheça os convidados

Fundadora do Instituto Cultural Casa de Autores, Iris Borges foi também Coordenadora Nacional do Programa do Livro Didático do Ministério da Educação e Cultura e Vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro. É distribuidora de livros por meio da empresa que fundou, a Arco-Íris, desde 1996. Livreira há mais de 40 anos, especializou sua livraria e distribuidora na área didática e infanto-juvenil.

Kalunga é escritor de literatura infantil e infanto-juvenil, poeta, contista, instrumentista, oficineiro, compositor e palestrante. Tem 35 livros publicados, sendo alguns adaptados para o teatro. “Criança não faz de Conta”, apresentado pelo Grupo Artigas, conquistou prêmios nacionais e internacionais, com exibições no Brasil, Colômbia e Peru.

Sobre a Feira do Livro de Caxias do Sul

Com o tema “Ler Para (se) Mover”, a 37ª Feira do Livro em Caxias do Sul ocorre de 26 de novembro a 12 de dezembro, na Praça Dante Alighieri, no Centro. De domingo a sexta, as bancas abrem das 12h às 20h e aos sábados, das 10h às 20h.

A abertura oficial será no dia 26 de novembro, às 18h30min. Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, sendo realizadas de forma presencial e de forma virtual, abertas à comunidade. Bancas de livreiros, estandes de patrocinadores, saraus, palestras e bate-papos na Galeria Gerd Bornheim poderão ser conferidos presencialmente. A Feira deve seguir protocolos de segurança, como uso de máscara obrigatório, distanciamento e disponibilização de totens de álcool gel. Acompanhe a Feira no Facebook (https://www.facebook.com/FeiradoLivrodeCaxiasdoSul/) e no Instagram (@feiradolivrocaxiasdosul).

Iris Borges

Foto por Arquivo Pessoal