1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Hemocs prepara retomada de coletas externas com unidade móvel

Ação realizada no sábado (6/11), junto à igreja do Bairro Cruzeiro, mobilizou 40 doadores e diversos outros parceiros

Atualizada dia

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) realizou no sábado (6/11), em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e outros apoiadores, a primeira coleta externa de sangue com unidade móvel desde o início da pandemia. A atividade havia sido interrompida em função das medidas de controle ao coronavírus, e a ação de sábado serviu como evento-teste para a retomada.

A atividade ocorreu no salão da Igreja do Bairro Cruzeiro e teve apoio de academias de região, que nas semanas anteriores trabalharam na busca de doadores. No total, 40 pessoas tiveram horário agendado para a coleta, realizada dentro do ônibus cedido pelo Hemorgs. No salão da igreja ocorreram as demais etapas da doação, como cadastro, triagem e entrevista.

Participaram como apoiadores as instituições Espaço Saúde, Academia Titan, Corpus Move, Studio Personal Marina Parenti e Onix Studio Personal. A iniciativa também teve a participação de parceiros para a composição dos lanches que cada doador recebeu após a coleta: Rudimar Menegotto (doação de maçãs), Cooperativa Nova Aliança (sucos) e supermercado Crisan (sanduíches). O Samae colaborou com copos de água.

A próxima coleta externa a ser realizada pelo Hemocs está marcada para 10/11 (quarta-feira), em Bento Gonçalves. Todos os horários para essa ação já estão agendados.

O Hemocs atende mais de 1,3 milhão de habitantes em 49 municípios na Região Nordeste do Rio Grande do Sul. Para doar, basta entrar em contato com o Hemocs e agendar horário por meio do whatsapp 9 8418.8487 ou pelos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536. Também é possível comparecer se forma espontânea.

O Hemocs atende nos seguintes dias e horários: segunda e quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia; terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia; e, aos sábados, das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens