1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

NIPP intensifica ações na Zona Norte

Núcleo foi instalado em setembro no espaço onde funcionava a cozinha comunitária do Canyon, em Caxias do Sul

Publicada dia

O Núcleo Integrado de Políticas Públicas (NIPP) entra no terceiro mês de funcionamento na Zona Norte de Caxias do Sul com objetivo de ampliar as ações sociais em parceria com entidades e moradores da região. A estrutura foi instalada em 1º de setembro no espaço público onde funcionava a cozinha comunitária do Bairro Canyon. Nas últimas semanas, foram realizadas, no local, diversas atividades: inscrições para Rede Municipal de Ensino, Círculo de Pacificação da Justiça Restaurativa, atendimento volante semanal em Saúde, reunião mensal da rede dos serviços socioassistenciais do território, atividade de lazer realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer e encontro com as famílias atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e pela Coordenadoria da Mulher.

As refeições que eram preparadas no local passaram a ser elaboradas no Restaurante Popular, em parceria com a OSC Mão Amiga, e distribuídas diariamente no NIPP, em forma de viandas. “Reestruturamos o espaço com objetivo de otimizar as compras, aumentar e padronizar os serviços, sempre aperfeiçoando a qualidade”, explica a diretora de Segurança Alimentar da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Cristina Fabian Gregoletto. De acordo com ela, as refeições distribuídas na região beneficiam cerca de 80 famílias.

O espaço conta com funcionária responsável pela acolhida da população, agendamentos e entrega dos alimentos, e com assistente social que realiza cadastramento, avaliação e encaminhamento das famílias atendidas. “A comunidade tem acolhido bem as mudanças no serviço e participado das atividades ofertadas. Avaliamos como positivo tal envolvimento, tanto da comunidade quanto das secretarias parceiras”, afirma a assistente social Josiane Tainara Hanke da Rosa.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, a implantação do NIPP foi um ganho para a comunidade. “As ações do Poder Público Municipal estão centralizadas num local e as famílias continuam sendo atendidas e acompanhadas”, observa.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Smapa

Foto por Smapa