1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Outubro Rosa: 446 mamografias foram solicitadas durante mutirões

Ações da Secretaria da Saúde fizeram parte da campanha de prevenção ao câncer de mama

Publicada dia

Um total de 446 mamografias foram solicitadas por mulheres de 40 anos ou mais durante os dois mutirões promovidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no mês de outubro. No último, realizado na semana passada na Praça Dante Alighieri, 213 mulheres tiveram o seu exame encaminhado. Agora, as pacientes precisam levar o requerimento até sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para marcar a data da mamografia.

A SMS relembra que a mamografia é a principal ferramenta para diagnosticar o câncer de mama de forma precoce e está disponível o ano todo para as mulheres de 40 anos ou mais que não puderam participar dos mutirões. Basta realizar consulta em uma UBS. O exame é um cuidado que a mulher tem com a sua saúde e deve ser feito anualmente para garantir que qualquer alteração nas mamas possa ser identificada o mais rápido possível e a paciente seja encaminhada para tratamento. De acordo com dados da SMS, até agosto do ano passado foram realizadas 7.599 mamografias. No mesmo período, foram descobertos 29 novos casos.

Caxias do Sul é referência no combate ao câncer de mama. O município conta com o Programa de Vigilância ao Câncer de Mama (Vigimama), responsável pelo monitoramento das mamografias realizadas pela rede pública e acompanhamento das pacientes até a confirmação ou não da doença, além da capacitação dos profissionais para garantir a qualidade do exame.

No município, as mamografias são ofertadas mais cedo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do que em grande parte do país. Isso porque a cidade segue a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia para adotar o exame a partir dos 40 anos de idade, enquanto o Ministério da Saúde garante o acesso a partir dos 50 anos. Além disso, todas as mulheres devem realizar de forma regular o autoexame, mesmo as mais jovens. Caso notem qualquer alteração na região das mamas, devem procurar atendimento médico.