1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Prefeitura realiza primeiro Mutirão de Consultas da Atenção Primária neste sábado (20/11)

Os atendimentos ocorrerão em 25 UBSs e já estão agendados; não haverá marcação de horários no dia

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (20/11) o primeiro Mutirão de Consultas da Atenção Primária. A ação vai ocorrer em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os horários foram todos previamente agendados (não haverá atendimento de demanda espontânea no dia).

O mutirão vai ocorrer das 8h às 13h e serão realizadas consultas médicas da saúde da criança, adulto e idoso e saúde da mulher, bem como coletas de exames. O mutirão foi organizado para ofertar mais uma oportunidade para a população acessar os serviços da Atenção Primária, uma vez que, durante a pandemia, muitos caxienses deixaram de procurar atendimentos médicos.

“Organizar um mutirão após um ano e meio de sobrecarga de trabalho por causa da pandemia mostra a sensibilidade da equipe da Secretaria da Saúde, médicos, enfermeiros e todo o pessoal envolvido e isso precisa ser reconhecido. Ao mesmo tempo, ressaltamos a importância de que as pessoas que agendaram compareçam, porque é uma oportunidade ímpar. Esse esforço que a Prefeitura está fazendo, através da Secretaria da Saúde, jamais feito nesses moldes, servirá para avançarmos para outros mutirões. Só assim nós vamos recuperar esse período atípico, em que não faltou esforço nem boa vontade, e retomar atendimentos represados e que causaram tanto desconforto à população”, argumenta o prefeito Adiló Didomenico.

“Sensíveis à demanda da população e reconhecendo a carência de médicos no sistema público, nossas equipes fizeram uma mobilização para organizar o mutirão para proporcionar uma resposta aos caxienses que precisam de atendimentos. Por isso outros mutirões estão previstos para os próximos meses, para que a comunidade tenha uma possibilidade a mais de acesso ao sistema de saúde. Esse era um pedido da população e também dos conselhos locais de saúde, e que o município está atendendo”, completa a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

As consultas foram agendadas nas UBSs Bela Vista, Belo Horizonte, Campos da Serra, Centenário, Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Diamantino, Esplanada, Galópolis, Madureira, Mariani, Parque Oásis, Planalto, Planalto Rio Branco, Sagrada Família, Santa Fé, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo, São Victor Cohab, Serrano, Vila Cristina, Vila Ipê e Vila Seca.