1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Premiados trabalhos produzidos com resíduos têxteis

Idealizadoras ganharam máquinas e kit para costura

Atualizada dia

Os três melhores trabalhos produzidos durante oficinas realizadas pelo Banco do Vestuário de Caxias do Sul foram conhecidos na manhã desta sexta (12/11) em atividade que integrou a XI Semana do Empreendedorismo. Ao longo da semana, 12 projetos de vestuário foram divulgados na exposição Sustentabilidade Transformadora – Novas Formas de Empreender, promovida pelo Banco do Vestuário. O projeto foi desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego e do Meio Ambiente com o objetivo de produzir um item a partir de um resíduo têxtil, tendo por inspiração a artista bióloga Marianne North. As três oficinais tiveram a participação de 29 alunas.

Os melhores trabalhos foram escolhidos por votação popular, com total superior a 1,4 mil votos. Ana da Silveira Spíndola, que produziu a bolsa de mão, foi a ganhadora do prêmio maior, uma máquina overlock. A segunda colocada, que recebeu uma máquina industrial, foi Elisabet Jussara Brando, com o vestido e colete reversível; e a terceira, premiada com kit e máquina de corte, foi Veronice Rossato Sartori, com a boneca e almofadas.

“O curso foi uma experiência única”, afirmou Ana, ao destacar não apenas a aprendizagem, mas principalmente a parceria, amizade e valorização. “Pretendo com a máquina fazer peças mais elaboradas, já tenho algumas ideias”, acrescentou. “Sou filha e neta de costureiras, mas não tinha feito nada antes do Banco do Vestuário. Usei tecidos, rendas, papelão, enchimento com fibras siliconadas e outras técnicas que aprendi lá”, comentou Veronice.

“Tudo que fiz foi com o que aprendi no Banco do Vestuário. As flores do vestido, por exemplo, são queimadas. Para causar um efeito, coloquei botões que dão um acabamento mais bonito. Com as sobras do brim fiz uma bolsinha. Ocupei tudo que pude do que foi passado” conta Elisabet. Sobre continuar na função de costureira, respondeu: “Isso foi um pontapé para futuros projetos”.

As alunas realizaram o curso de valorização de resíduos, parte da XI Semana Municipal do Empreendedorismo. Durante a formação, receberam informações sobre responsabilidade socioambiental, capacitação de economia circular, precificação, economia solidária e formalização de negócios, além de oficinas de renovação de resíduos têxteis em novos produtos. O projeto foi subsidiado com recursos do Município.

A vice-prefeita Paula Ioris e os secretários Élvio Gianni e João Osório entregaram os prêmios e certificados às professoras e alunas do curso. Representando o Legislativo estavam o presidente Velocino Uez e o vereador Olmir Cadore. As professoras homenageadas foram Genessy Bertolini, Irma Bertollo, Sandra Maria Braun, Alda Lorenzi, Renan Isoton e Ana Rosa da Silva.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Ana da Silveira Spíndola

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Elisabet Jussara Brando

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Veronice Rossato Sartori

Foto por Lucas Camargo Munaretti