O primeiro Mutirão de Consultas da Atenção Primária, realizado no último sábado (20/11) pela Prefeitura de Caxias do Sul por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), contabilizou 688 atendimentos. Foram 561 consultas de saúde da criança, adulto e idoso e saúde da mulher, bem como 127 coletas de exames. O número poderia ter sido maior: 52 pessoas faltaram às 624 consultas que haviam sido agendadas, um índice de 10% de ausências.
O mutirão ocorreu em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e mobilizou equipes de saúde para realizar os atendimentos, que foram marcados durante a semana anterior. No sábado, as Unidades abriram as portas entre 8h e 13h para receber os pacientes.
“Mais uma vez destacamos a importância de comparecer às consultas marcadas, seja em mutirões ou em dias de expediente normal, pois são pacientes que precisarão ser novamente agendados. A falta prejudica o atendimento como um todo. Também aproveitamos para agradecer às equipes que atuaram para montar os mutirões, desde a marcação dos procedimentos até os atendimentos prestados no sábado”, salienta Vanusa Prestes Perini, diretora da Atenção Primária em Saúde.
Este foi o primeiro mutirão realizado nestes moldes e foi preparado para ofertar mais uma possibilidade de atendimento à população. Outros mutirões serão realizados pela SMS.
Além das consultas e exames, a população pôde realizar vacinas contra a covid-19 em Unidades Básicas de Saúde no sábado, dia em que a SMS também oportunizou a vacinação na Praça Dante Alighieri e no Festival Sálvia; no domingo, a vacinação ocorreu mais uma vez no Festival Sálvia, em São Pelegrino. Somando todas as ações, foram cerca de 2,5 mil doses aplicadas.
Foto por Cristiane Barcelos