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Procon alerta consumidor sobre compras online na Black Friday

Publicada dia

Está chegando o período conhecido como Black Friday, que promete promoções bem atrativas para os consumidores, principalmente para compras online. O coordenador do Procon Jair Zauza, relata que “algumas lojas anunciam supostos descontos, que, na verdade, não existem, porque o estabelecimento aumenta o valor do produto, para posteriormente colocá-lo em promoção, só que com o mesmo valor de antes. O consumidor precisa estar atento”.

O Procon De Caxias do Sul alerta os consumidores que vão realizar compras durante a temporada de Black Friday, com algumas dicas:

1) O consumidor deve respeitar o planejamento financeiro e não comprar por impulso, evitando situações de endividamento ou superendividamento, a curto ou longo prazo, pois logo em seguida haverá pagamentos como IPTU, IPVA e matrícula escolar, além das despesas com o período de férias.

2) Faça pesquisa de preço, no período anterior ao ato da compra, assim o consumidor evita ser vítima de uma oferta “fake”, com o mesmo valor de antes da promoção ou até maior. Se o consumidor verificar a ocorrência deste fato, deverá denunciar ao Procon.

3) Exija nota fiscal. Ao adquirir qualquer produto ou serviço, a nota fiscal é essencial, seja para evitar sonegações fiscais ou garantir os direitos do consumidor, em relação à garantia, devolução, intervalo de troca, entre outros.

4) Verificar se as lojas são confiáveis. Optar por lojas mais conhecidas, pesquisar a reputação em sites de reclamação e nas redes sociais, e buscar avaliações e comentários de outros consumidores. Evitar comprar em banners que aparecem nas mídias sociais.

5) A hora do pagamento também requer alguns cuidados. Existem bancos que fornecem um cartão virtual que é gerado a cada compra do cliente, dificultando roubo de dados e clonagem de cartão. Se o pagamento acontecer por meio de boleto, recomenda-se olhar o beneficiário do pagamento e verificar se coincide com a razão social da empresa contratada.

6) Canais de contato: Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal, para que o consumidor tire dúvidas, encaminhe problemas, entre outros.

Mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, podem ser acessadas no Portal do Procon Caxias do Sul, em www.caxias.rs.gov.br/procon/ ou pelo telefone 151 e WhatsApp 54 99929.8190 (somente mensagens).

O atendimento é realizado na Rua Visconde de Pelotas, número 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia.