1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Procon e Promotoria Pública unem esforços para combater fraudes financeiras

Em Caxias do Sul, neste ano, já foram feitas mais de 600 denúncias por aposentados e pensionistas

Publicada dia

O coordenador do Procon, Jair Zauza, e o assessor jurídico do órgão, Pedro Henrique de Souza, reuniram-se com a Promotora de Justiça do Ministério Público de Caxias do Sul, Janaína De Carli dos Santos, para avaliar ações conjuntas no combate às fraudes relacionadas aos empréstimos consignados que têm vitimado centenas de aposentados e pensionistas em Caxias do Sul. Os delitos mais comuns são em empréstimos sem solicitação ou desconto na aposentadoria sem que tenham recebido os valores.

A fraude do empréstimo consignado tomou grande volume, prejudicando milhares de idosos no Brasil. Dados do Portal do Consumidor indicam que as reclamações mais do que dobraram no último ano, saltando de 39.688 para 89.688, alta de 124,45%.

Zauza estima que, somente em 2021, aproximadamente 600 idosos foram vítimas de bancos e financeiras em Caxias do Sul. “Estamos executando o descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta e aplicando multa por prática abusiva, em especial no que se refere ao depósito de valor em conta, sem solicitação de empréstimo, e desconto de parcelas em benefício previdenciário”, informou.

Para evitar o golpe, os aposentados e pensionistas podem utilizar o site Meu INSS e bloquear para empréstimos consignados. Posteriormente, caso realmente necessite de empréstimo, o desbloqueio pode ser feito no próprio site. Consumidores que foram vítimas dessa fraude podem buscar o Procon para registrar as reclamações.

Mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias podem ser acessadas no Portal do Procon Caxias do Sul em www.caxias.rs.gov.br/procon, pelo telefone 151 ou WhatsApp (54) 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento é realizado na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Foto por Procon