1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Quartel de Bombeiros da Zona Norte de Caxias deve ser reaberto em 2022

Prefeito Adiló Didomenico participou, em Porto Alegre, de audiência com o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior

Atualizada dia

A demanda dos moradores da Zona Norte de Caxias do Sul pela reabertura do Quartel do Corpo de Bombeiros deve ser atendida no final do primeiro semestre do próximo ano. A garantia foi dada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior em audiência com lideranças políticas da cidade e representantes do Poder Legislativo Estadual. O prefeito Adiló Didomenico e o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto da Rosa Silva, representaram o Executivo.

De acordo com o prefeito, o vice-governador assegurou que o Estado participará com os equipamentos, veículos e efetivo necessários. Caberá ao Município e demais lideranças buscar os recursos para a reforma do prédio, com valor estimado em R$ 1,5 milhão. “Não temos ainda um cronograma definido, mas é fundamental a posição política do vice-governador que assumiu compromissos em nome do Estado”, ressaltou o prefeito.

Os recursos para a reforma deverão ter origem no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS (PISEG), permitindo que empresas privadas realizem as obras e abatam o valor investido no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago ao Estado. “Esta é a primeira medida a ser avaliada. Tanto que o vice-governador já determinou às suas diretorias estudos para dar encaminhamento à alternativa”, frisou o prefeito. O efetivo terá como base a próxima formatura de soldados do Corpo de Bombeiros, programada para abril.

O prefeito ainda destacou a sensibilidade do vice-governador que reconheceu a localização estratégica da unidade, na RS-453, que deve atender população de quase 100 mil pessoas. Adiló lembrou que muitas residências foram erguidas irregularmente e próximas, o que facilita a propagação de incêndios. “Num único sinistro foram perdidas nove casas”, lembrou. Também citou a facilidade de deslocamento dos bombeiros para atendimento de acidentes nas rodovias da região.

A comitiva ainda teve as presenças dos vereadores Zé Dambrós e Marisol Santos, dos deputados Carlos Búrigo e Neri, o Carteiro, e do representante do deputado Elton Weber. Também participou o presidente do Bairro Pioneiro, Sandro Casagrande.

Inaugurado em junho de 2011, o prédio está localizado na RS-453, no Bairro Pôr do Sol. Na época recebeu investimento de R$ 550 mil, oriundo do orçamento do Município e do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros. A unidade foi desativada em março de 2016 pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar com a justificativa de falta de efetivo.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Samuel Rodrigues, Divulgação

Foto por Samuel Rodrigues, Divulgação

Foto por Samuel Rodrigues, Divulgação