1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Rede pública abre período de matrículas para 2022

Encaminhamento de ingresso deve ser feito, preferencialmente, de forma virtual até o dia 28 de novembro

Atualizada dia

O período para o encaminhamento de ingresso nas redes municipal e estadual de ensino para o ano letivo de 2022 teve início nesta segunda-feira (1/11) e segue até 28 de novembro. A Secretaria da Educação de Caxias do Sul informa que o processo da chamada pública escolar ocorre de forma on-line, diretamente no site da Secretaria da Educação (Seduc): https://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/srv/matricula.jsp?ACAO=acao5.

As rematrículas também devem ser feitas ao longo desse período diretamente na escola que o aluno já frequenta. Para transferências, o prazo será entre os dias 3 e 14 de janeiro. As inscrições devem ser feitas por meio da internet por meio do site da Seduc.

O período de inscrições para matrículas vale para estudantes que devem ingressar nos seguintes formatos: 1º ano do ensino fundamental, 1º ano do ensino médio, ensino médio curso normal, educação profissional integrada ao ensino médio e aproveitamento estudos do curso normal educação profissional subsequente ou concomitante. Uma pré-matrícula ou inscrição é necessária para estudantes que estejam ingressando no 1º ano do ensino fundamental ou no 1º ano do ensino médio. Para ingresso no 1º ano do ensino fundamental, o aluno deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2022.

No momento da solicitação de pré-matrícula, o responsável pelo estudante poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se tem ou não algum irmão matriculado na instituição de ensino solicitada.

O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e também estará disponível no site da Seduc a partir de 31 de dezembro. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.

A secretária municipal da Educação, Sandra Negrini, e a titular da 4ª Coordenadoria Regional da Educação, Viviane Vanessa Devalle, reuniram-se na quarta-feira (3.11) com as equipes da Central de Vagas para alinhamento de informações sobre o processo de matrículas. Para a secretária Sandra, a aproximação aprimora a qualidade de atendimento à população caxiense. Já a coordenadora Viviane destacou que o processo de matrículas e rematrículas é conduzido por equipe de larga experiência no processo de ingresso de estudantes, sendo capacitada para atender todas as necessidades das famílias que procuram vagas nas redes públicas de ensino. O trabalho na Central de Vagas conta com profissionais das redes municipal e estadual.

Documentos necessários

Para inscrições e transferências

  • Certidão de nascimento do aluno ou RG
  • Comprovante de escolaridade
  • Comprovante de residência do responsável
  • RG do responsável

Para alunos do 1º ano do ensino fundamental

  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)
  • Número de Identificação Social
  • Atestado de vacinação

Cronograma

  • 1º a 28 de novembro: pré-matrícula, rematrículas e ingresso
  • 31 de dezembro: designação dos contemplados disponível no site da Seduc
  • 3 a 14 de janeiro de 2022: transferências
  • 31 de janeiro de 2022: designação das transferências disponível no site da Seduc
  • 31 de janeiro a 9 de fevereiro: entrega de documentação diretamente na escola para qual foi designado
Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Smed

Foto por Smed