1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Samae adere à campanha Novembro Azul

Autarquia alerta para importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicada dia

Visando sensibilizar seus servidores a se prevenir do câncer de próstata, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) adere à campanha Novembro Azul. A campanha é dedicada à conscientização sobre a saúde do homem, e busca alertar quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para chamar atenção de todos sobre a relevância do tema, a fachada do prédio da sede administrativa estará iluminada na cor azul durante o mês e, além disso, serão distribuídos materiais informativos por todas as unidades da autarquia.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, este é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É importante que todos com 45 anos ou mais com sintomas ou fatores de risco (história familiar da doença ou negros) e, aqueles de 50 anos ou mais (mesmo sem sintomas e mesmo que não tenham fatores de risco), procurem atendimento médico para realizar o exame de próstata. Em Caxias do Sul, o exame de PSA está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mediante agendamento de consulta conforme os casos mencionados acima.

Sua evolução é silenciosa, podendo levar à morte. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são confundidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Os sintomas mais comuns são: alteração na frequência e padrões urinários, sangue na urina e disfunção erétil. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. A prevenção deve ser feita por meio de hábitos de vida saudáveis, como realizar atividades físicas, não fumar, evitar sobrepeso ou obesidade e o consumo excessivo de álcool.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Marco Doncato

Foto por Marco Doncato