1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Saúde alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata

Mês de novembro é dedicado à prevenção de doença que evolui de forma silenciosa e pode levar à morte

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul aproveita a chegada do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, para alertar quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Embora não haja regra sobre a periodicidade das consultas médicas no que se refere à saúde do homem, é importante que todos com 45 anos ou mais com sintomas ou com fatores de risco (história familiar da doença ou negros) e aqueles de 50 anos ou mais (mesmo sem sintomas e mesmo que não tenham fatores de risco) procurem atendimento médico para realizar o exame de próstata/PSA (antígeno prostático específico - PSA, traduzido do inglês).

O exame de PSA está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mediante agendamento de consulta conforme os casos mencionados acima. Além do diagnóstico precoce, é importante estar atento à prevenção, por meio de hábitos de vida saudáveis, como realizar atividades físicas de rotina, não fumar, evitar sobrepeso ou obesidade e evitar consumo excessivo de álcool.

O câncer de próstata tem evolução silenciosa, espalhando-se por outros órgãos e podendo levar à morte. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Exposição retrata casos de superação

Entre os dias 10 e 19 de novembro, a SMS realiza, em parceria com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), a exposição fotográfica Invictos. O objetivo é a conscientização a respeito do tema retratando os casos de superação da doença. A mostra estará em exibição na Câmara de Vereadores e na UBS São Caetano.

Saiba mais sobre a doença

Quem tem que fazer o exame de próstata/PSA?

  • Homens com 45 anos ou mais com sintomas ou fatores de risco (história familiar ou negros)
  • Todos os homens com mais de 50 anos

Quem não tem que fazer o exame de próstata/PSA?

  • Homens sem sintomas com idade igual ou menor que 44 anos
  • A maioria dos homens acima de 70 anos (salvo, se excelente estado de saúde e expectativa de vida maior que 10 anos)

OBSERVAÇÃO: por isso, defende-se a decisão compartilhada entre os homens e seus médicos

Sintomas mais comuns

  • Alteração na frequência e padrões urinários
  • Sangue na urina
  • Disfunção erétil