1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Novembro

Vistorias técnicas do parque de iluminação pública do Município têm início nesta semana

Encontro nesta quarta reuniu técnicos da Prefeitura, do BNDES e consultores

Atualizada dia

Na manhã desta quarta-feira (17/11), reuniram-se, presencialmente e por videoconferência, as equipes técnicas da Prefeitura, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do consórcio de consultores contratados pela BNDES, para dar início aos trabalhos de vistorias técnicas do parque de iluminação pública do Município. Este levantamento consiste na primeira etapa dos estudos a serem desenvolvidos dentro do contrato firmado com BNDES no final de outubro, coordenado pela Secretaria de Parcerias Estratégicas visando a estruturação da PPP de Iluminação Pública.

Os trabalhos das equipes especializadas estão sendo realizados de 17 de novembro a 4 de dezembro, sempre no turno da noite, em diferentes bairros de Caxias do Sul e contarão com auxílio de equipes da Guarda Municipal e da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade. Durante as vistorias, serão aferidas as características físicas e luminotécnicas, de forma a averiguar a conformidade do cadastro, a conformidade da iluminação, o estado dos equipamentos e as características das vias e postes.

Ao todo serão vistoriados 500 pontos de iluminação pública, distribuídos por todo Município, incluindo praças, parques e bens de interesse histórico. Para cada ponto da amostra, serão levantadas informações de dimensões da via (largura das calçadas, canteiro central, e leito); características dos postes e braços; equipamentos de iluminação instalados e sua configuração; valores de iluminância e uniformidade conforme malha de verificação, de acordo com a NBR 5101:2018.

Todas as metodologias empregadas nas avaliações das vistorias e diagnóstico baseiam-se em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre elas destacam-se ABNT NBR 5426 e 5427 para inspeções de qualidade por amostragem e a ABNT NBR 5101 para avaliação da qualidade de iluminação pública.

Segundo o secretário Maurício Batista, “nesta fase de diagnóstico técnico, o trabalho será feito pela consultoria especializada contratada pelo BNDES e os dados e informações obtidos serão analisados e farão parte do amplo estudo de estruturação do projeto de iluminação pública”.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Divulgação Prefeitura

Foto por Divulgação Prefeitura